Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / COMPROMISSO

17 de Abril de 2024 14h21

Prefeitura de Cuiabá assina termo de cooperação com Energisa para regularização de energia elétrica em feiras livres e gastronômicas

ALESSANDRA MARQUES

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico – SMATED, assinou na manhã desta quarta-feira (17) o termo de cooperação com a Energisa Mato Grosso, garantindo o fornecimento e regularização da energia elétrica em feiras livres, gastronômicas, trailers e carrocinhas de rua na capital. A solenidade ocorreu durante a 1ª Feira da Agricultura Familiar na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá.

O compromisso assegura a implementação e regularização do fornecimento de energia elétrica para as quarenta e nove feiras livres e gastronômicas em Cuiabá. A ação beneficiará cerca de mil pequenos e microempreendedores, garantindo qualidade, conforto e dignidade de trabalho para os comerciantes e visitantes das tradicionais feiras cuiabanas.

“Havia essa demanda por segurança para os feirantes com o fornecimento seguro de energia elétrica. Por isso, nos preocupamos em trabalhar com agilidade e apontamos a necessidade para a Energisa, que prontamente nos atendeu. Ampliamos além das feiras livres, o fornecimento correto e seguro para as 19 feiras gastronômicas e também para as TPUs, que são as comercializações que acontecem nos trailers e carrinhos de rua, garantindo conforto para o pequeno empreendedor cuiabano”, frisou Francisco Vuolo, secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Conforme o termo de cooperação técnica 001/2024/PMC, caberá aos entes:

I – Disponibilizar a relação com os nomes e endereços dos ambulantes para garantir a realização de inspeções e regularização da energia elétrica nos pontos necessários;

II – Visitar e atuar em conjunto para a regularização das feiras livres, gastronômicas, bem como a conscientização dos feirantes quanto à segurança e ao controle das faturas de energia elétrica;

III – Designar e disponibilizar grupo de trabalho e equipamentos necessários e essenciais para suporte e implementação do objetivo;

IV – Elaborar os projetos técnicos e adequar, em conjunto, o cronograma de implantação da estrutura de energia elétrica.

A SMATED e Energisa devem apresentar o plano de regularização até o mês de abril deste ano.

“É um momento de muita alegria. A parceria com a Prefeitura de Cuiabá vem proporcionando muitas ações e agora faremos esse trabalho de regularização das feiras livres, feiras gastronômicas e também dos trailers de lanche. Com esse foco, garantiremos a questão da segurança, importante para que as pessoas tenham tranquilidade ao transitar nessas feiras, evitando qualquer perigo. Esse trabalho realmente proporcionará essa garantia de qualidade, principalmente em relação à segurança para quem trabalha e para quem frequenta essas feiras”, explicou Luciano Lima, gerente de Produção e Perdas da Energisa Mato Grosso.