Governo / COMPROMISSO

15 de Abril de 2024 12h50

Prefeito inspeciona área do novo Mercado Municipal Miguel Sutil e edificação histórica começará em junho

ALESSANDRA MARQUES

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou na manhã desta segunda-feira (15) uma vistoria técnica às obras do Mercado Municipal Miguel Sutil, localizado no Centro Histórico da Capital, entre as avenidas Generoso Ponce e Isaac Póvoas. Durante a visita, foram apresentadas as operações detalhadas no processo executivo final conduzido pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá - ARSEC, responsável pela gestão da construção.  Já foram realizadas ações de sondagem do solo, projeto das fundações, projeto estrutural, elétrico, hidráulico e sanitário, sistema de climatização, projeto urbanístico visando o impacto ambiental, de vizinhança e de trânsito. Em junho, a edificação terá início.

"Aprovando os projetos durante o mês de maio, nós liberaremos a licença de instalação e o alvará de obras. Poderemos então, em junho, iniciar a execução da obra em si. Trata-se de uma obra responsável e de qualidade, que atenderá com segurança a sociedade cuiabana. Posso assegurar que na virada do mês de maio para junho, estaremos todos aqui para lançar a histórica obra do novo e moderno Mercado Municipal Miguel Sutil de nossa capital", anunciou Emanuel Pinheiro.

O prefeito visitou o local acompanhado do diretor-presidente da ARSEC, Vanderlúcio Rodrigues, do diretor da ARSEC, Alex de Oliveira, do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wilton Coelho, do gerente-geral do Consórcio C.S. Mobi, Kenon Oliveira, e do gerente de Contratos do Mercado Municipal, Sérgio Batista.

Durante a vistoria, foram revisadas as operações contempladas no processo executivo das obras, realizadas por meio de uma Parceria Público-Privada - PPP, estabelecida entre a Prefeitura de Cuiabá e o Consórcio C.S. Mobi. Isso inclui a limpeza e demolição da estrutura, com prioridade para o descarte responsável do material, além da sondagem do solo, projeto das fundações, projeto estrutural, elétrico, hidráulico e sanitário, sistema de climatização, projeto urbanístico visando o impacto ambiental, de vizinhança e de trânsito, e obtenção de licenças e alvarás ambientais e de obras.

O projeto está na fase final de aprovação realizada pela ARSEC. "O prefeito nos repassou todo o processo de acompanhamento e fiscalização das obras. Neste momento, estamos na fase de elaboração do projeto e aprovação pela Agência. Todas as obras da gestão Emanuel Pinheiro, como sempre, têm início, meio e fim. Estamos comprometidos em entregar uma estrutura de qualidade, que agregará significativamente ao Centro Histórico de Cuiabá", destacou Vanderlúcio Rodrigues.

Durante as aprovações, a Prefeitura de Cuiabá leva em consideração os impactos socioeconômicos, de vizinhança, estruturais e ambientais da construção.

"Esta é a etapa mais desafiadora. Após isso, a execução da obra torna-se mais acessível, embora ainda seja necessário lidar com toda a documentação para garantir a qualidade total da entrega deste projeto. Será um novo e moderno Mercado Municipal que embelezará a cidade e dará vida ao Centro Histórico de Cuiabá. Serão mais de 22 mil metros quadrados de obra, maior do que o HMC. Uma obra de qualidade e um legado para nossa cidade", enfatizou Emanuel Pinheiro.

A revitalização do Mercado Municipal, implementará 180 espaços comerciais, além da oferta de 500 vagas de estacionamento. Além disso, haverá prestação de serviços, incluindo consultórios médicos, odontológicos, advocatícios, entre outros, enriquecendo a área e oferecendo um ambiente mais diversificado, com bons restaurantes e bares.