Educação / UNIDADE NOVA

07 de Maio de 2024 11h08

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega novo CEIC José Luiz Borges Garcia; 28ª obra de requalificação em unidades de ensino

MARIA BARBANT

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou na noite desta segunda-feira (6) na região do Planalto, a requalificação do Centro de Educação Infantil Cuiabano (CEIC) José Luiz Borges Garcia. Com capacidade para atender 155 estudantes do Maternal, Jardim I e II, a unidade educacional é a 28ª obra de requalificação, reforma geral, reconstrução ou construção nova, entregue pela gestão neste segundo mandato, na pasta da Educação.

Durante o evento, acompanhado por lideranças políticas e comunitárias, população e servidores, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou a atuação e empenho dos profissionais, que estão fazendo da educação pública de Cuiabá uma referência em Mato Grosso e no país.

O gestor falou sobre as obras realizadas na região e lembrou que os Centros Educacionais Infantis Cuiabanos são uma criação genuinamente voltada para oferta de vagas na Educação Infantil.

Emanuel Pinheiro destacou alguns programas de sua gestão como Kit Material Escolar e Uniforme Escolar, entregues aos mais de 58 mil estudantes da rede pública municipal e o Climatizar é Humanizar. Quando assumiu a Prefeitura de Cuiabá, em 2017, somente 17% das unidades educacionais tinham ar condicionado nas salas de aula; hoje, 98% das 170 unidades estão climatizadas, devendo chegar a 100% até o final do seu mandato.

“Esse é o trabalho de uma equipe comprometida que consegue atingir e superar todos os índices de uma educação pública de qualidade. A entrega desta unidade tem uma simbologia muito grande, estamos investindo cada vez mais nas nossas crianças e deixando um legado transformador na educação pública de Cuiabá. E temos muito a entregar até o final do ano”, salientou.

O vice-prefeito, José Roberto Stopa, disse que nunca uma gestão reformou tanto, respeitou tanto os profissionais, fez tanto pela Educação como a gestão Emanuel Pinheiro. “Quem vai se beneficiar é a população cuiabana, são as crianças que merecem todo investimento e esforço para que no futuro tenhamos uma sociedade melhor”, disse.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, agradeceu a presença das lideranças comunitárias e políticas e à equipe do CEIC José Luiz Borges Garcia. “Esta unidade foi totalmente reformada, está climatizada e com novos mobiliários. A gestão Emanuel Pinheiro está deixando uma marca no coração das pessoas e o que está sendo feito pela Educação reflete em cada servidor e nas crianças”, disse Edilene Machado.

A diretora do CEIC José Luiz Borges Garcia, Dartiley Donato Campos da Fonseca, disse que a comunidade aguardou por 20 anos a reforma da unidade educacional. “Esse é um momento histórico. Essa reforma foi do chão ao teto. As crianças agora têm salas climatizadas, espaços adequados, material escolar e uniforme. Isso é humanização. Só queremos agradecer”, disse Dartiley.

Obra

As obras no CEIC José Luiz Borges Garcia iniciaram em fevereiro do ano passado e incluíram adequações de acessibilidade, cobertura com telha isotérmica, climatização por meio do Programa Climatizar é Humanizar, além de uma nova pintura. A cozinha foi readequada ao padrão da escola cuiabana, com bancadas em granito, cubas maiores, fogão, coifa e despensa e a unidade educacional ganhou um novo refeitório.

Os banheiros passaram por reforma para atender os estudantes de forma mais apropriada, assim como o banheiro para funcionários e um banheiro acessível.

Uma nova caixa foi instalada aumentando a reservação de água, ampliada para 40 mil litros.

Entre os itens de requalificação estão o enquadramento da unidade às normas de acessibilidade, instalação de dispositivos de combate a incêndio, piso tátil, além de um novo parquinho, pórtico e paisagismo novos.