Governo /

16 de Abril de 2024 08h41

Prefeito Emanuel Pinheiro agradece visita da ministra das Mulheres e vê Cuiabá como referência no combate à violência de gênero

LÁZARO THOR

Emanoele Daiane

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acompanhou nesta segunda-feira (15) a visita técnica realizada pela ministra das Mulheres do Governo Federal, Cida Gonçalves, ao terreno em que será construído a nova Casa da Mulher Brasileira na capital mato-grossense.

O espaço terá 3.670 m² de área construída e será uma unidade do Tipo I, com investimentos oriundos de cooperação técnica entre Prefeitura de Cuiabá, Ministério da Justiça e das Mulheres. Durante a visita técnica, o prefeito Emanuel agradeceu a presença da ministra e citou a luta diária da primeira-dama Márcia Pinheiro e do deputado Emanuelzinho contra a violência de gênero.

“É ilustre a presença da ministra das Mulheres, que veio a Cuiabá atendendo a um convite da Assembleia Legislativa e da primeira-dama Márcia Pinheiro para fazer uma visita técnica na área ao lado do HMC, onde será construída a Casa da Mulher Brasileira, uma luta do presidente Lula, da ministra Cida Gonçalves, uma luta da primeira-dama Márcia Pinheiro, uma luta do deputado federal Emanuelzinho, uma luta e um ideal da gestão Emanuel Pinheiro, de promover e de incentivar e apoiar todas as políticas públicas que digam não à violência contra a mulher, que digam não ao feminicídio e que digam sim ao programa do Governo Federal Mulher Viver Sem Violência”, afirmou o prefeito.

A nova obra a ser realizada substituirá o antigo projeto da Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá, cuja construção foi anunciada em 2021, e se transformará no Centro de Referência para a Mulher.

“O nosso grande comprometimento é de avançar nas políticas públicas e plantar várias sementes para que Cuiabá seja reconhecida nacionalmente e internacionalmente como referência de políticas públicas em defesa da mulher”, disse o prefeito.

O prefeito de Cuiabá elogiou o trabalho da ministra Cida Gonçalves em defesa dos direitos das mulheres e por acreditarem em Cuiabá como capital que pode se tornar referência de combate ao feminicídio. Emanuel lembrou que desde o início da gestão a preocupação do atual presidente foi de adotar políticas públicas visando gerar índices deste tipo de crime no país.

“O feminicídio zero começa primeiro na conscientização da sociedade, dizendo não ao feminicídio, a ministra contou aqui que o presidente Lula deu como tarefa a ela taxa 0 de feminicídio no Brasil, nós não podemos aceitar que em pleno século XXI os índices atuais de feminicídio que existem no Brasil”, completou o prefeito.