Mobilidade Urbana /

15 de Abril de 2024 11h04

Prefeito de Cuiabá destaca ações de ampliação e conforto aos usuários do transporte público

Márcia Martins

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou os avanços e conquistas da gestão, inclusive quanto ao transporte público, que recebeu o maior programa de implantação de pontos de ônibus de toda a história da capital. Por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), já foram substituídos ou instalados 1.300 abrigos novos e, até o final da gestão, devem ser colocadas mais 400 unidades, o que evidencia o compromisso para melhoria da mobilidade urbana e atendimento da população, especialmente das pessoas mais humildes que mais dependem totalmente do sistema. A frota de coletivos conta com 75% dos veículos com ar-condicionado.

A iniciativa adota conceitos de sustentabilidade e possibilita maior conforto aos usuários. As estruturas foram projetadas com design moderno, cobertura e assentos, além de um espaço reservado para Pessoa com Deficiência (PCD).

O prefeito citou ainda a entrega de três estações de ônibus climatizadas: a Bispo Dom José, a Ipiranga e a Alencastro. E lembrou que, anteriormente à sua gestão, os locais onde hoje funcionam as estações eram taperas velhas, enferrujadas e sucateadas.

“Aquela tapera vergonhosa que na época de chuva molhava tudo e na época de seca, ninguém aguentava o sol na cabeça, se transformou na Estação Alencastro. Hoje tem ar-condicionado, assentos à vontade, inclusive para PCD, wi-fi.  Por vezes, há problema com o ar-condicionado, mas precisamos considerar que o fluxo de pessoas que passa pelo local diariamente é enorme, e o abre e fecha de portas da estação força o compressor do ar-condicionado e diminui a durabilidade de vida dele”, contextualizou.

“Cuiabá é a única capital do país que conta com mais de 75% dos ônibus com ar condicionado. Antes, apenas 17% eram climatizados. Minha meta e minha cobrança aos empresários de empresas de ônibus é que até o final do meu mandato, Cuiabá seja a única do país e do mundo com 100% da frota climatizada. Aqui entregamos mais de 150 ônibus com ar condicionado zero quilômetro, com câmeras, com elevador para pessoa com deficiência e com espaços reservados para idosos e para pessoas com deficiência”, concluiu.

Cuiabá possui hoje aproximadamente 3.200 pontos de ônibus (alguns ainda faltam ser sinalizados). Dois terminais, CPA I e CPA II, três estações e em média 173 mil passageiros circulam por esses locais, em dias úteis. A frota de ônibus atual é de 339 veículos. Ao todo, são 84 linhas de transporte.

Veja aqui alguns bairros que já foram beneficiados com abrigos: Centro, Três Poderes, Residencial Paiaguás, Ribeirão do Lipa, Florais Cuiabá, Jardim Vitória, Jardim Florianópolis, Parque Amperco, Distrito Industrial, Distrito da Guia, Distrito Sucuri, Bandeirantes, Morada do Ouro, Serra Dourada, Três Barras, 1º de Março, Nova Canaã, Barreiro Branco, Dr. Fábio I e II, Altos da Serra, CPA IV, CPA III, CPA II, CPA I. E ainda Residencial Aroeira, Residencial Buriti, Residencial Ilza Terezinha Picolli, Jardim Umuarama, Assentamento Gamaliel, Jardim Tropical, Jardim Colorado, Parque Atalaia, Pedra 90, Jardim Industriário, Residencial Flor de Liz, Osmar Cabral, São João Del Rey, Nico Baracat, Tijucal, Residencial Coxipó, Jardim Passaredo, Parque Cuiabá, Santa Terezinha, Praeiro, Planalto, Itamarati e Cohab São Gonçalo.