Governo / Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Trata Brasil 2024

22 de Abril de 2024 09h33

Pela terceira vez, Cuiabá será premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimentos no saneamento básico; Cidade conta com 88% da rede implantada

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

O sucesso das ações e investimentos em saneamento básico na capital será apresentado em São Paulo no evento “Prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Trata Brasil 2024”, que acontecerá no dia 27 de maio, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), localizada na Avenida 9 de Julho, das 13h30 às 17h30, de forma presencial. A Prefeitura de Cuiabá, sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, foi eleita como destaque e será premiada por ter investido nos últimos cinco anos (2018–2022) R$ 472,42 por habitante, em média, na universalização do acesso aos serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos. Por outras duas vezes em 2023, a capital foi reconhecida e premiada graças à aplicação de recursos na expansão da rede de água e saneamento básico. O compromisso da gestão Emanuel Pinheiro mais uma vez se destaca nacionalmente. A gestão Emanuel Pinheiro já foi premiada pelos investimentos nos anos de 2022 e 2023.

O chefe do Executivo Municipal irá participar do painel “Maiores Investimentos por Habitante”, onde terá a oportunidade de apresentar as estratégias adotadas pela gestão e sobre os esforços empreendidos pela Prefeitura de Cuiabá que fizeram o município ser um dos destaques no país em melhores indicadores em saneamento básico. “É motivo de muita alegria receber um convite como esse, que demonstra o reconhecimento de empresas como a Trata Brasil pelo esforço e empenho executado pela Prefeitura em fornecer melhores condições de vida para a população cuiabana, sendo isso um compromisso e obrigação de um gestor que preza pela excelência e humanização dos serviços prestados”, disse o prefeito.

Em parceria com a Consultoria GO Associados e o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), serão premiadas algumas das melhores iniciativas em prol do avanço em saneamento básico por todo o país. Os municípios premiados foram aqueles que apresentaram os maiores níveis de investimentos em saneamento por habitante e atendem à meta desse indicador estabelecida pelo PLANSAB – investimento de R$ 231,09 per capita.

Atualmente, Cuiabá conta com uma cobertura de 88% da rede de esgoto, conforme os dados mais recentes da concessionária Águas Cuiabá. Com a expansão da rede sanitária e o tratamento do esgoto, mais de 13 toneladas de esgoto in natura por dia deixam de ser despejadas no rio Cuiabá, contribuindo para a preservação da água, um dos recursos hídricos mais importantes do estado e do Pantanal mato-grossense.

"O progresso de Cuiabá no setor de saneamento básico é resultado de uma combinação de fatores, como a gestão eficaz dos recursos hídricos, a instalação de novas redes de coleta e tratamento de esgoto, e a conscientização da população sobre a relevância do saneamento. O compromisso da administração municipal é continuar investindo e aprimorando as políticas públicas de saneamento, atendendo às necessidades crescentes da cidade e promovendo um desenvolvimento mais sustentável, de forma equilibrada e responsável", declarou o prefeito.

Em 2018, segundo ano da gestão Emanuel Pinheiro, o investimento era de R$ 268,94. Já o ranking de 2024 aponta média de R$ 472,42. Segundo o levantamento do Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), Cuiabá foi a única capital que ultrapassou o patamar estabelecido pelo PLANSAB, enquanto São Paulo (SP) e Natal (RN) se aproximaram, mas todas as demais capitais apresentaram investimentos por habitante inferiores aos R$ 231,09. Para a elaboração do ranking, foram considerados indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).