28 de Julho de 2010 17h32

Nova Ouvidora de Cuiabá fala de ações que pretende realizar

João Carlos Queiroz-Secom/Cuiabá

Implementar uma série de medidas práticas e funcionais na Ouvidoria Geral do Município, é um dos objetivos da nova titular do órgão, professora Adriana Venturoso. Foi isso que ela disse ontem (27-07) em entrevista ao Jornal da Manhã da TV Record."Projetos nós temos vários, e é nossa intenção implementá-los gradualmente, “com o propósito de melhorar o trabalho desempenhado pela Ouvidoria ao Município de Cuiabá”. Uma das prerrogativas é ouvir ao máximo possível, para que possamos buscar as soluções caso a caso. O cidadão é o foco principal do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria", acentuou.

Ela observou ser importante estabelecer uma ponte de diálogo frequente entre a Ouvidoria do Município e a população. "Esse é um dos estágios fundamentais para alcançarmos soluções satisfatórias para ambos os lados. É pelo diálogo que o entendimento nasce. Vamos persistir no diálogo, conhecer melhor as questões que nos são apresentadas no dia a dia”, explicou. Para tanto, ela diz que pretende participar de todas as audiências públicas da Câmara de Cuiabá.

Adriana Venturoso esclareceu que pretende implementar o planejamento estratégico das ações da Ouvidoria do Município, como forma de dinamizar o levantamento de indicadores de desempenho.”Este planejamento permitirá, por exemplo, trazer à  tona uma avaliação mais precisa quanto ao grau de satisfação dos munícipes em relação aos serviços públicos". Uma das medidas, conforme adiantou, consiste em entrar em contato com todos os munícipes que procuraram a Ouvidoria neste ano de 2010, “para que eles possam falar sobre se ficaram ou não satisfeitos em relação à resposta que tiveram”.

Questionada sobre sua posição quanto aos trabalhos que vinham sendo feitos por sua antecessora, quanto à qualidade dos serviços públicos, principalmente as obras do PAC, a ouvidora revelou que tem o maior interesse em acompanhar todas as obras que são desenvolvidas na cidade, e buscar sempre a melhor qualidade dos serviços. “Afinal, o dinheiro público precisa ser empregado de forma eficiente e racional", afirmou.

Ela disse ainda que pretende realizar um seminário reunindo representantes da comunidade e do poder público a fim de avaliar os serviços prestados à  sociedade, bem como os serviços que precisam melhorar para garantir melhor qualidade de vida aos munícipes. E frisou que o índice de sugestões hoje é muito baixo, por isso considera necessário criar uma cartilha com o objetivo de incentivar os munícipes a darem sugestões para a melhoria dos serviços.

"Pode-se acessar a Ouvidoria do Município de Cuiabá por telefone, e-mail ou pessoalmente. Estamos a postos para receber os reclames da população cuiabana", concluiu.