29 de Julho de 2010 10h00

Mulheres do CPA IV participam de oficina de garrafa PET

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

Trinta e cinco mulheres da comunidade do CPA IV participaram nesta quarta-feira (28-07), à tarde, da oficina de reciclagem de garrafas PETs, realizada no centro comunitário daquele bairro. A iniciativa, que faz parte da agenda continuada do projeto Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA), tem cunho socioambiental.

O projeto CRRA é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, tendo como parceiros a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP) e a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e amigos da lagoa.

A oficina foi ministrada pela artesã Maria José Figueiredo Seixas, natural do estado da Bahia, mas há 30 anos morando em Cuiabá. Produtos como jornal, revista, sacola plástica e garrafa PET não passam despercebidos nas mãos da artesã, que há mais de 10 anos trabalha com artesanato feito com materiais recicláveis.

Segundo a artesã, que consegue transformar lixo em arte, nada passa despercebido ao seu olhar. “É uma pena ver tanto material que poderia ser reaproveitado sendo jogado no lixo e desperdiçado, mas comigo nada é jogado fora. E a oficina além de ensinar uma alternativa que vai gerar renda para as mulheres, vai contribuir para diminuir o lixo da cidade, que suja as ruas e degrada o meio ambiente”, observa Maria José, que consegue agregar a arte com a preservação ambiental.

Com carga horária de 2 horas, a oficina ensinou as mulheres a utilizarem a garrafa PET para fazerem belíssimos arranjos de flores, uma alternativa que pode ajudá-las na geração de renda.

A dona de casa Arilce Maria Sigarine, 60 anos, que também é artesã, diz que já confecciona algumas peças com garrafas PETs, mas não conhecia a técnica ensinada pela professora. “É tão bom ver que um material, que era lixo, pode ser transformando em arte e mais tarde ser usado para decoração. Isso demonstra que ainda dá tempo de fazermos algo para salvar o meio ambiente”, observa Sigarine, que também ensina a arte da reciclagem para os idosos do Centro de Convivência do bairro Novo Horizonte.

A iniciativa do CRRA contou com a parceria da Associação de Moradores do Bairro CPA IV, que cedeu o centro comunitário para a realização da oficina e mobilização das mulheres. “É uma parceria que está dando certo, pois temos um espaço muito bom que pode servir para a realização de outros cursos como esse”, ressalta a presidente do bairro, Azenir Gonçalves Teixeira, acrescentando que a atividade é uma forma de entretenimento e ocupação para as mulheres, além de ser uma alternativa de geração de renda para as famílias da região.

A equipe da Assessoria de Lideranças Comunitárias (ASLC) da Sanecap também participou da oficina. A ASLC irá ao centro comunitário do bairro CPA IV na próxima terça-feira para lecionar os cursos de sabão ecológico e de encanador para mulheres.

As atividades da agenda continuada do CRRA é realizada todas as quartas-feiras. Confira a programação para o mês de agosto.

04-08 – Filme na Lagoa

11-08 – Palestra: Adolescente e a Sociedade