Notícias

/

04 de Agosto de 2010 10h35

Memorial da Água recebeu 515 visitantes no mês de julho/2010

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

Um dos mais importantes cartões postais de Cuiabá, o complexo Memorial da Água ‘Engenheiro José Luiz de Borges Garcia’ tem sido palco de constantes visitações. Somente no mês de julho de 2010 515 pessoas visitaram o local, entre elas, alunos de universidades e escolas públicas e privadas, pesquisadores, técnicos e engenheiros da área de saneamento de Cuiabá, Várzea Grande e todo o Estado de Mato Grosso, além de reuniões funcionais e treinamentos.

Localizado entre as avenidas Presidente Marques e São Sebastião, no bairro Quilombo, o Memorial da Água abriga as Estações de Tratamento de Água I e II (ETAs I e II), local que foi revitalizado em 2008 pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).

Os visitantes, além de conhecerem um pouco da história do saneamento de Cuiabá, também participam de palestras e workshops com temas voltados para a educação ambiental, que é uma das maneiras que a Sanecap encontrou para sensibilizar a população quanto aos problemas que o planeta vem enfrentando quanto ao racionamento da água e os cuidados que todo cidadão deve ter na hora de usá-la.

O local possui também um moderno auditório climatizado para realizações de exposições, cursos, palestras, seminários e oficinas; um Café Livre denominado “Mestre China”; o Caminho das Águas; e um Chafariz; além de dois Laboratórios, um de Bacteriologia e um Físico-Químico.

A diretora administrativa, Cilbene Rocha Oliveira ressalta que por guardar importantes e valiosos documentos da história do abastecimento de água de Mato Grosso, o Memorial foi denominado pelo projeto histórico pedagógico original de “Museu vivo da história do abastecimento de água mato-grossense”.

No memorial também são realizadas constantes reuniões de trabalho, tanto da Prefeitura de Cuiabá, quanto de entidades e empresas privadas.

Os interessados em conhecer o Memorial ou usar o auditório para eventos devem agendar com Waleska Spinelli (Sanecap) pelos telefones 3313–3335 ou pelo e-mail memorial@sanecap.com.br