Notícias

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

12 de Abril de 2024 16h00

Lançamento da 2ª edição do Festival da Pimenta é celebrado com rasqueado cuiabano e mais de 20 opções de comidas feitas com a especiaria

ALESSANDRA MARQUES

Luiz Alves

Arquivo

As festividades de lançamento da 2ª edição do Festival de Pimentas foram marcadas pelas comidas típicas feitas a partir da especiaria. Desde geleias, bolos, churros e acarajés, os apaixonados por pimenta aproveitaram as mais de 20 opções gastronômicas disponíveis na feira. O evento, embalado por bandas de rasqueado cuiabano, está acontecendo no Mercado Antônio Moisés Nadaf, o tradicional Mercado do Porto, com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico – SMATED, e seguirá até domingo (14), das 9h às 19h.

A entrada é gratuita. Em comemoração ao aniversário de 305 anos de Cuiabá, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, marcou presença no evento, que foi palco do lançamento da segunda fase das obras do Mercado do Porto. “Estamos aqui para prestigiar esse evento que movimentará a economia cuiabana, são muitas opções de pimentas, algumas aqui eu nunca tinha visto. Além de uma boa música cuiabana. A gastronomia está de primeira, o espaço está climatizado, tem estacionamento para os visitantes. Eu sou apaixonado pelo Mercado do Porto, e ver esses eventos só me traz alegria”, frisou Emanuel Pinheiro.

Os visitantes podem encontrar condimentos frescos, como as pimentas biquinho e dedo de moça, além de molhos e cremes feitos com a pimenta malagueta, e opções em brotinhos, que incluem mais de dez qualidades da espécie. Os preços das plantas serão acessíveis, com mudas a partir de R$ 10 e o produto fresco a partir de R$ 5.

Nesta edição, mais de quarenta expositores especialistas no tempero participarão. Jorge Antônio Júnior, idealizador do evento e presidente da Associação de Comerciantes do Mercado do Porto, garante que este evento é um dos maiores do Brasil neste segmento.

“Esta edição do Festival de Pimenta é uma das maiores do Brasil. Além da matéria-prima fresca, temos uma gastronomia repleta de opções em produtos feitos através da pimenta. Esperamos receber mais de 25 mil visitantes durante os dias de evento”, pontuou Jorge Antônio.