Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SEGURANÇA ALIMENTAR

22 de Abril de 2024 11h20

"Integrando a estrutura de segurança alimentar na capital, o Restaurante Popular já serviu mais de 83 mil refeições", cita a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

Reaberto no mês de novembro de 2023, após uma reforma completa e revitalização do espaço promovida pela Prefeitura de Cuiabá, o Restaurante Popular 'Elza Fortunato Biancardini', que funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, excluindo feriados e fins de semana, já serviu mais de 83 mil refeições. A um preço simbólico de R$ 2, o cardápio diário é composto por arroz, feijão, proteína e salada. O cliente ainda tem direito a um copo de suco. O espaço recebe pessoas de diferentes localidades e, independentemente do cadastro em programas sociais, qualquer cidadão tem acesso ao serviço.

Conforme levantamento feito pela Empresa Norte Sul, responsável pela administração da unidade da Prefeitura de Cuiabá, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e com o apoio da primeira-dama Márcia Pinheiro, em média são fornecidas 900 refeições por dia, totalizando 83.675 atendimentos nesses cinco meses de funcionamento após a reabertura ao público de forma presencial.

“Destaque da estrutura de segurança alimentar na capital, o Restaurante Popular já serviu mais de 83 mil refeições e demonstra a aceitação da população, que a cada mês vem aumentando à procura pelos serviços oferecidos pelo Restaurante Popular. A gestão Emanuel Pinheiro atua efetivamente na aplicação de políticas contra a fome. Além do Restaurante Popular, temos outras políticas que, juntas, asseguram mais de 80 mil refeições por mês, com grande alcance social como o Prato Cheio, que descentraliza a política de segurança alimentar, proporcionando acesso à alimentação social nos bairros mais distantes. Só o Restaurante Popular comercializa uma média de 18 mil refeições ao mês", afirmou a primeira-dama. Márcia Pinheiro relembra ainda que, diariamente, são fornecidas 450 marmitas, à população em situação de rua, nos principais pontos de concentração desse público, como o Beco do Candeeiro, Morro da Luz, Rodoviária, CPA, entre outros.

"Desde que assumi o cargo, tenho trabalhado, sempre tendo ao meu lado a primeira-dama de Cuiabá, para fortalecer políticas que atendam às necessidades daqueles em situação de vulnerabilidade social. Meu compromisso é garantir o desenvolvimento das pessoas, possibilitando uma cidade mais inclusiva, que potencialize o desenvolvimento de sua população. Uma cidade é feita daqueles que vivem nela”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para garantir o atendimento, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, elaborou um projeto de reforma completa e revitalização do local, cuidadosamente planejado para garantir que todos os clientes, incluindo pessoas com deficiência, pudessem desfrutar de um ambiente confortável e acessível. As novas instalações contam com banheiros adaptados e equipamentos de última geração, assegurando um serviço de alta qualidade, sendo dois pisos, ambos preparados para atender o público. As instalações foram atualizadas para garantir que os padrões de higiene e segurança alimentar sejam rigorosamente mantidos, desde a modernização da cozinha até a renovação da área de atendimento e refeições.