06 de Agosto de 2010 11h00

Gestores em saneamento recebem capacitação para o SNIS, em Cuiabá

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

Técnicos do Ministério das Cidades, em parceria com a Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) capacitam gestores do saneamento no Memorial da Água “Engº José Luiz de Borges Garcia”, da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) localizado na Avenida Presidente Marques, 615, bairro Quilombo, na capital, nos dias 12 e 13/08/2010, período integral, informou a diretora administrativa da Sanecap e presidente das regionais centro-oeste e norte (Assemae) Cilbene Cristina Rocha Oliveira.

O objetivo do curso é a capacitação dos técnicos que trabalham na área de saneamento (água, esgoto e resíduos sólidos) para melhorar o preenchimento e compreensão do Programa Coleta de Dados para o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), informou Oliveira.

A capacitação também promoverá uma reflexão sobre a própria atuação da autarquia, departamento, empresa ou órgão municipal responsável pelos serviços de saneamento dos seus respectivos municípios, além de melhorar a qualidade dos trabalhos na instituição de origem do profissional.

O curso é dirigido aos departamentos de água e esgoto, serviços autônomos de água e esgoto, prefeituras e gestores de saneamento. Serão responsáveis pela capacitação em Cuiabá, Adauto Santos do Espírito Santo e Fernando Bueno (Água e Esgoto), Rodrigo Benevnuto Luz e Elizamar Pereira do Nascimento (Resíduos Sólidos). A ASSEMAE é uma Associação sem fins lucrativos, que tem por objetivos ampliar, promover a interação, fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento relacionados aos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana, entre outros.

O SNIS foi concebido e vem sendo desenvolvido pelo PMSS, desde sua criação em 1995. O sistema consiste de um banco de dados administrado na esfera federal e contém informações sobre a prestação de serviços de água e esgotos, de caráter operacional, gerencial, financeiro, de balanço contábil e de qualidade dos serviços.

Desde 1995, as informações são atualizadas anualmente para uma amostra de prestadores de serviços existentes no Brasil. O sistema já publicou oito edições consecutivas do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos, referentes aos anos de 1995 a 2002.

Site do SNIS: http://www.snis.gov.br
As
inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.assemae.com.br , com vagas limitadas.
Informações - 3645-9709