Saúde / PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DE SAÚDE

23 de Abril de 2024 15h44

Espaço de atendimento na URPICS conta com novos profissionais de terapia holística

ALESSANDRA MARQUES

SECOM

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passa a contar com novos profissionais de terapias holísticas, uma alternativa para pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde ou servidores públicos municipais que desejam receber e participar das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS). Os atendimentos acontecem na Unidade De Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – URPICS, localizada no Horto Florestal Toti Garcia, com consultas agendadas e livre demanda.

As PICS têm o objetivo de promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Além de alcançar pessoas nos diversos ciclos de vida, na promoção, prevenção e tratamento dos principais agravos, com recursos tecnológicos simplificados, humanização do atendimento e com potencial para lidar com conflitos complexos, por atuar no eixo bio-psico-social.

Nas últimas décadas, a implementação das PICS tem sido incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A ação foi aprovada através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS pelo Ministério da Saúde, uma vez que seus resultados vêm contribuindo para os avanços institucionais e promovendo a defesa da vida.

As terapias holísticas oferecidas na URPICS são: Reiki, Cromoterapia, Aromaterapia, Reflexoterapia, Imposição De Mãos, Bioenergética, Terapia De Florais, Benção, Ventosaterapia, Terapia Comunitária, Biodanza, Dança Circular, Meditação Yoga, Café Terapêutico, Varanda Com Arte e Oficina de Alimentação Saudável.

Os interessados devem agendar as consultas através do telefone (65) 9 9221-8155 ou diretamente na recepção da URPICS, de segunda a sexta, em horário comercial. Após a consulta, é realizado o acolhimento do paciente através de bate-papos, para que seja direcionada a terapia que mais irá ajudar nas demandas relatadas pelo indivíduo.

O Horto Florestal Toti Garcia está localizado na rua Miguel Arraes, s/n – Coxipó da Ponte.