Notícias

/

23 de Julho de 2010 12h00

Concorrentes à licitação de obra do laboratório da Lagoa Encantada visitam local

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

Representantes de nove empresas da área de engenharia e construção de Mato Grosso fizeram uma visita técnica na tarde de ontem (22-07) ao complexo da Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto - ETE do CPA III). O objetivo da visita foi conhecer o espaço onde será construído o laboratório físico-químico e microbiológico, uma vez que estas empresas concorrem à tomada de preços para execução das obras, que será aberta no próximo dia 30 a partir das 9h.


A obra faz parte do projeto Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA), patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, e conta com  parceria da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), do Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Acompanharam a visita o engenheiro da Sanecap Luiz Augusto Borges Carranza, a coordenadora do projeto CRRA, engenheira Neli Assunção, além de técnicos e engenheiros da Sanecap e do Idep.

Conforme Neli Assunção, o laboratório terá 273 metros quadrados. Ali serão analisados e monitorados o sistema de água bruta, tratada e dos efluentes destinados à criação de peixes e dos viveiros paisagísticos.  “Depois de tratado o efluente será reutilizado em fertirrigação e piscicultura, como a produção de biomassa (carne de peixe e alimentos de origem vegetal) e melhorias na qualidade do efluente final, minimizando  os impactos ambientais nos corpos de água receptores”, explicou.

A engenheira informou ainda que o laboratório servirá para implantação da Estação Escola, que propiciará pesquisas, ensino e extensão para alunos de toda a rede de ensino pública e particular, principalmente da UFMT. “A maioria das faculdades do estado não têm disponível um espaço como esse para trabalhar com seus alunos. Com a conclusão do laboratório eles terão um lugar específico para estagiar”, ressalta Neli Assunção.

A previsão para conclusão da obra, segundo Neli Assunção, é de 120 dias a contar da data da assinatura do contrato com a empresa vencedora do certame.