Mobilidade Urbana /

25 de Abril de 2024 12h00

Comitiva de Rondônia visita Cuiabá para conhecer sistema de monitoramento por câmeras

Márcia Martins

Arquivo

Uma comitiva da Câmara Municipal do município de Cacoal, em Rondônia, esteve nesta quinta-feira (25) em Cuiabá, visitando as dependências do Centro de Controle Operacional de Mobilidade Urbana (CCMOB), a fim de conhecer o sistema de monitoramento por câmeras implementado no município, que engloba três setores: câmeras de monitoramento, parque semafórico e câmeras de transporte público.

O grupo, representado pelo vereador Edimar Kapiche, foi recepcionado pela secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, e pelo diretor de Trânsito, Michel Diniz. Ambos explicaram que, atualmente, o sistema do CCO dispõe de 43 câmeras para monitorar, fiscalizar e garantir a fluidez de veículos nas principais vias e corredores da cidade. O trabalho é feito em conexão permanente com órgãos como Samu, Corpo de Bombeiros e Segurança Pública.

“A comitiva nos disse que tinha informações de que nossa central de monitoramento era um verdadeiro case de sucesso, que as nossas câmeras contribuíam não apenas para segurança no trânsito, mas também para a segurança pública do município”, disse Zamproni ao ressaltar que a intenção do grupo é implantar um sistema parecido em Cacoal, tendo em vista a grande quantidade de acidentes ocorridos na cidade. “Explicamos para os legisladores que nosso trabalho tem como principal objetivo educar e conscientizar e, consequentemente, garantir segurança e bem-estar da população”, descreveu.

Além da visita ao CCO, o grupo passou por algumas vias da cidade conhecendo o sistema de semáforos, as funcionalidades das câmeras para, posteriormente, aplicar o modelo em Cacoal. Ao todo, o sistema de monitoramento por câmeras em Cuiabá conta com 43 equipamentos. O diferencial dessas câmeras é a possibilidade da leitura de placas de veículos, que são direcionadas a um banco de dados que analisa possíveis situações de roubo ou furto, por exemplo.

O cercamento eletrônico é uma parceria entre a Polícia Militar, Polícia Civil e o Poder Público. O monitoramento é realizado 24 horas com câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade.

O trabalho é realizado na sede da Semob, localizada à Rua Treze de Junho, nº 1289 – Porto. Telefone: (65) 3315-4200.