13 de Julho de 2010 12h00

Alunos de escola de Várzea Grande visitam o Memorial da Água

Marlene Silveira-Assessoria/Sanecap

Cerca de 300 alunos do ensino fundamental da escola municipal Porfíria Paula de Campos, do Município de Várzea Grande, visitaram na semana passada (de 05 a 09-07) o complexo do Memorial da Água “Engº José Luiz de Borges Garcia”, onde estão localizadas as Estações de Tratamento de Água I e II. O objetivo da visita foi conhecer os procedimentos de tratamento da água e a história do saneamento de Mato Grosso.

Segundo o coordenador da escola, professor de Biologia Rodrigo Gimenes Vila, a visita foi de muita importância para os alunos, pois eles aprenderam como funciona o processo de tratamento da água e a importância de usar o produto com consciência, sem desperdício. “Eles estão vendo na prática como é complexo o tratamento da água, e que a Sanecap tem custos para tratá-la, por isso o uso racional é essencial”.

A aluna do 6º ano Kethleen Ventura foi acompanhada da vovó Ana Maria da Silva, 49 anos, que sempre teve muita vontade de conhecer uma ETA, mas nunca tinha tido esta oportunidade. “Eu não fazia idéia de como funcionava. Mas valeu a pena essa visita, pois tudo é muito interessante”, disse dona Ana Maria.

A professora de ciências Luciana Martins Almeida disse que a visita faz parte da grade curricular da escola, que inclui questões de educação ambiental. “A partir dessa visita os alunos vão elaborar um relatório de tudo o que aprenderam sobre a água, e esse trabalho valerá como parte da nota bimestral”.

Além de conhecerem um pouco da história do saneamento em Cuiabá, os visitantes também participaram de palestras e workshops com temas voltados para a educação ambiental. Esta é uma maneira que a Sanecap encontrou para sensibilizar a população em relação ao racionamento da água e os cuidados que todo cidadão deve ter na hora de usá-la.O Memorial da Água está localizado nas Avenidas Presidente Marques e São Sebastião, bairro Quilombo.

Os interessados em conhecer o Memorial ou usar o auditório para eventos devem agendar pelos telefones 3313–3335 e 8454-3185 ou pelo endereço de e-mail memorial@sanecap.com.br.