30 de Julho de 2010 15h00

Alunos da escola profº Firmo José Rodrigues visitam a Sanecap

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

A Companhia de Saneamento da Capital - Sanecap recebeu na última quinta-feira (29/07) às 8:00 hs, a visita de 60 alunos do curso Pro-Funcionário de Infra-estrutura e Meio Ambiente da Escola Municipal Professor Firmo José Rodrigues, localizada no bairro Três Barras. Eles foram à Sanecap com o objetivo de conhecer a história do saneamento da capital mato-grossense, a infra-estrutura de água e esgoto e as tecnologias aplicadas ao tratamento de água, na capital.

Os alunos foram recebidos pelo engenheiro Álvaro Luiz Gonçalves, diretor técnico da Sanecap e encaminhados para o centro de convivência aonde assistiram uma palestra sobre o “Abastecimento de Água no Município de Cuiabá”, proferida pelo engenheiro Noé Rafael da Silva, gerente da área operacional.

O marco inicial da palestra foi 1.790, data de inauguração do Chafariz do Rosário, na Vila de Cuiabá, quando a história da água começa a ser relatada conforme a dissertação de mestrado da historiadora Neila Barreto, sob a denominação “Água de Beber” no espaço urbano de Cuiabá (1790-1886) e os dias atuais, tema que foi explicitado pelo engenheiro Noé Rafael da Silva, gerente operacional da capital da Sanecap.

Elizabeth dos Santos de Souza, tutora do curso, disse que o objetivo da visita dos alunos às dependências da Sanecap é capacitar os técnicos na formação de educadores com o objetivo de ensiná-los a lidarem com crianças no dia-a-dia da escola. “São servidores da escola das áreas de serviços gerais e vigilantes que estão sendo capacitados”, explicou Elizabeth Souza.

Deodoro Gonçalves Filho, 60 anos, pedreiro, no exercício da função de serviços gerais na escola, disse que acha “o curso muito bom para termos mais conhecimento; esta capacitação vai melhorar a nossa profissão”, afirmou, acrescentando que “a partir de agora passamos a ser educadores para ajudarmos na educação das crianças”, explicou.

Lourdes de Arruda Gonçalves, 57 anos, auxiliar de serviços gerais, considera que “o curso ajuda os alunos a terem mais conhecimento, serem mais recompensados na escola e também, permite que possam ter melhoria salarial”.

O curso Pró-funcionário foi implantado na gestão do ex-prefeito Wilson Santos, a partir do ano de 2005, por meio das escolas municipais de Cuiabá, para melhoria de vida dos servidores.