Cultura, Esporte e Lazer / VALORIZAÇÃO CULTURAL

10 de Maio de 2024 09h33

Alunos da Escola Maria Elazir de Figueiredo visitaram o Centro Histórico através do projeto ‘Eu Candeeiro’

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

Arquivo

O projeto "Eu Candeeiro", promovido pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, segue com sua programação, contando com a participação de alunos da Rede Municipal. Desta vez, a ação recebeu mais de quarenta estudantes do 5º ano da Escola Municipal Maria Elazir de Figueiredo, localizada no bairro São João Del Rey, na manhã de quarta-feira (9).

Com o objetivo principal de chamar a atenção da população para as belezas, riquezas e histórias que o Centro Histórico carrega, os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a cidade onde vivem. Matheus Eduardo Pinho Rondon, 10 anos, que não conhecia essa região de Cuiabá, ficou feliz em aprender um pouco mais sobre a cidade. Ele destacou as antiguidades, os casarões e as ruas com nomes de autoridades da época como os pontos que mais chamaram sua atenção. "Gostei muito. Terei muita coisa pra contar quando chegar em casa. Quero voltar", disse Matheus.

Paulo Vitor da Silva, também com 10 anos, também apreciou a ideia. "Atividades fora de sala de aula são bem interessantes. Temos a chance de vivenciar na prática o que aprendemos na teoria. Foi muito bom, gostei muito", comentou o aluno.

Segundo a coordenadora Maria José da Silva, ao se envolverem com o 'Eu Candeeiro', os alunos têm a oportunidade de explorar as raízes culturais da cidade, compreender a importância do patrimônio histórico e valorizar as tradições que definem a comunidade. "Por isso, contamos com o apoio e entusiasmo de todos para fazer deste projeto um verdadeiro sucesso e promover uma educação significativa e enriquecedora para nossos jovens. Muito obrigada", afirmou.

Durante o passeio, os estudantes percorreram os principais pontos do Centro Histórico, como a Rua Pedro Celestino, o Calçadão da Ricardo Franco e o Calçadão da Galdino Pimentel. Ao final, tiveram a oportunidade de conhecer o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) e foram agraciados com uma apresentação musical do cantor Noan Moraes da banda Caixa de Brinquedos.

"Esse é um dos objetivos dos projetos. Queremos mostrar para as nossas crianças que o calçadão e seus casarões contam boa parte da nossa história. Queremos fazer esse resgate e trazer a população mais perto do nosso Centro Histórico, reintroduzindo programações no Beco do Candeeiro, que foi restaurado e reformado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro em maio de 2021", disse o secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Justino.

Além do passeio com os estudantes da Rede Pública de Ensino, o projeto "Eu Candeeiro" terá uma programação nesta sexta-feira (10), a partir das 15h, com uma Caminhada Musical no calçadão. A atividade será acompanhada pelo músico Fernando Reis no saxofone e Márcio Junior no violão, que farão apresentações nos calçadões, ponto de ônibus na Alencastro e como encerramento haverá uma Feira Cultural na praça da Matriz.

No sábado (11), a partir das 08h30, haverá uma feira cultural, com a participação da dupla LP e Roney, na Praça Alberto Novis, próxima ao Beco do Candeeiro. Através do projeto 'Eu Candeeiro', a população será convidada a desfrutar de um dos espaços mais tradicionais de Cuiabá ao longo de quatro meses, proporcionando alternativas de cultura e lazer para o cidadão.