Mulher / 16 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA

04 de Agosto de 2022 10h00

Secretaria Municipal da Mulher participa do lançamento da campanha Agosto Lilás

04/08/2022

JULIA MILHOMEM

Davi Valle

A Secretaria Municipal da Mulher, participou na manhã de quarta-feira (3), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), do lançamento da campanha Agosto Lilás, em alusão ao mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulheres.

De acordo com a secretaria-adjunta da pasta da Mulher, Elis Regina Prates, a Lei Maria da Penha nasceu do clamor de uma mulher, que ficou paraplégica em consequência das agressões do marido e se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica. Ela ainda destaca que o trabalho deve ser em conjunto com toda a rede de proteção e intensificada diariamente.

 

“Infelizmente nossa luta não é apenas no mês de agosto, são todos os dias, em que recebemos mulheres machucadas fisicamente e psicologicamente. Tirando os casos em que essas mulheres não tem nem a oportunidade de pedirem ajuda e são mortas. Por isso a importância de nos unirmos e trabalharmos por todas que precisam sair deste ciclo de violência”, afirma.

 

A coordenadora geral da AMM, Juliana Ferrari, que na ocasião representou o presidente da instituição, Neurilan Fraga, destacou a importância da parceria da instituição com essa iniciativa, por se tratar de uma questão desafiadora e de conscientização. “Mato Grosso está à frente dos outros estados nessa questão. Há muitos desafios e a AMM é parceira para organizar de forma estruturada iniciativas que contribuam para o combate à violência. Gratidão pela parceria da Secretaria Municipal da Mulher”, destacou.

 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, essas ações buscam sensibilizar e conscientizar a sociedade, divulgando os serviços especializados da rede de enfretamento que já existe no município e os mecanismos de denúncia.

 

“Este evento é uma marca de que temos que estar juntos para solidificar, cada vez mais, as políticas públicas que estamos desenvolvendo para as mulheres, ainda mais no combate à violência contra a mulher”, finaliza.

 

Participaram do seminário a Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios-APDM, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher-CEDM-MT, Plantão de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Crimes Sexuais-PVDM, Polícia Judiciaria Civil-PVDM e a Secretaria Municipal da Mulher de Cuiabá. Além da presença de representantes de diferentes instituições e parceria como o Tribunal de Justiça, Secretaria do Trabalho e Assistência Social-Setas e a Associação Mato-grossense dos Municípios.