Mulher / OUTUBRO ROSA

25 de Outubro de 2021 13h56

Secretaria da Mulher promove ‘Aulão da Saúde’ em transversalidade com outras pastas municipais

25/10/2021

RUAN CUNHA

VICENTE AQUINO

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria da Municipal da Mulher, em ação transversal com as pasta da Saúde, Educação, Esportes, Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos promoveram, no último sábado (22), o evento denominado ‘Sábado Rosa’, voltado à promoção de atividades físicas e orientações sobre a saúde e prevenção ao câncer de mama.

Segundo a titular da pasta que cuida das ações e políticas para mulheres, Luciana Zamproni, o conceito de transverso com as demais secretarias é algo que tem sido o diferencial na atuação da secretaria que tem pouco mais de um ano de criação.

“A Secretaria da Mulher tem sido um case de sucesso em relação a transversalidade que a Organização das Nações Unidas exige. Esse Outubro Rosa tem sido sucesso com o apoio de todas essas secretarias e está de acordo com a agenda 2030 da ONU que prega a transversalidade e temos alcançado os objetivos nesse sentido”, elencou Zamproni.

A Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, disponibilizou dos serviços de avaliação nutricional; orientação fisioterapeutas acerca da postura; entrega de folders orientativos; distribuição de plantas medicinais e muitos outros.

Além da integração entre as secretarias municipais, o evento que marca o encerramento da programação do Outubro Rosa também contou com alguns parceiros da iniciativa privada, pessoas e grupos organizados.

A lutadora de Muay Thai, Inaleia Ferreira, idealizadora do projeto “Se Cuide como uma Campeã” foi uma das principais parceiras do evento ao promover uma palestras e orientação acerca da saúde física da mulher, seguido de uma aula de artes marciais.

“A prática de exercício físico traz muitos benefícios: autoestima, saúde, produtividade, além de tirar o estresse e a ansiedade. E o projeto é direcionado à mulher se cuidar tanto fisicamente quanto psicologicamente para ajudar no combate à violência doméstica”, disse Inaleia.

A ideia central do evento é fortalecer a prevenção ao câncer de mama por meio da prática de atividade física. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 10 mulheres vítimas poderiam ter prevenido complicações caso tivessem tido uma prática regular da atividade física.