Mulher / ESPECIAL MULHER

04 de Março de 2021 09h44

Primeira-dama destaca ações do espaço de acolhimento às mulheres instalado no HMC

04/03/2021

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá oferece um serviço voltado de forma exclusiva às mulheres vítimas de violência doméstica e que funciona 24 horas. O Espaço de Acolhimento criado nas dependências do Hospital Municipal de Cuiabá Leony Palma de Carvalho, o HMC e funciona no sistema porta aberta, onde a mulher pode buscar ajuda a qualquer hora. Cuiabá é a pioneira pela iniciativa em abrigar um centro de atendimento especializado dentro de um hospital público, sendo o mesmo um pedido pessoal da ativista Maria da Penha, durante visita a capital.  Desde sua implantação – em julho de 2020 – já atendeu a cerca de 200 mulheres.

O local que está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Mulher tem o apoio incondicional da primeira-dama Márcia Pinheiro,  que defende e formata ações na luta contra a violência doméstica e, consequente, redução dos casos de feminicídios na capital.

“A gestão Emanuel Pinheiro tem como pauta a humanização, o que significa a oferta de atendimentos de qualidade à população, em especial aos que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. A criação desse espaço é a concretização de mais um sonho e que hoje já se tornou referência nacional sendo reconhecido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Estamos cada vez mais satisfeitos com o sucesso que vem sendo alcançado por esse espaço. Mais e mais mulheres atendidas tendo a esperança de uma nova vida recebendo todo suporte nesse momento de tanto sofrimento”, disse a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Na unidade de acolhimento, a vítima recebe suporte de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e apoio jurídico, num espaço especialmente preparado com sala de acolhimento infantil, sala de aconchego, sala para atendimento médico, além de recepção e banheiros.

Ao chegar no espaço, a vítima passa pelo acolhimento psicossocial, onde é recebida pela assistente social e psicóloga para um primeiro bate papo para conhecimento do caso. Feito isso, mediante interesse pelo serviço dispensado pela Prefeitura, serão realizados encontros semanais, sendo uma vez por semana, para o tratamento com o especialista para amenizar os traumas e avançar no seu resgate emocional. “Essa é uma receita que está dando certo. Muitas das assistidas que já estão passando pelo tratamento estão muito satisfeitas e bem mais felizes. A maioria conta que não sabe como viver sem esse apoio ofertado pelo espaço”, disse a coordenadora do Espaço de Acolhimento, Thayssa Ferraz.

Além da procura espontânea, as mulheres atendidas por meio da urgência e emergência também são informadas sobre o serviço especializado.

“De julho até agora uma média de 200 mulheres foram acolhidas e esse número deve aumentar, pois estão sendo realizadas capacitações nas unidades básicas de saúde de forma a estreitar as informações e atender essas pessoas que passam pela rede”, complementou a coordenadora.

A secretária municipal da mulher, Luciana Zamproni lembra que, a mulher cuiabana recebe num único lugar apoio jurídico, psicológico e de assistência social. “E estamos trabalhando para ampliar ainda mais esse atendimento. Além do apoio psicológico vamos buscar meios juntamente com a Secretaria de Trabalho para facilitar o acesso dessa mulher ao mercado trabalho. Não podemos parar. Muitas mulheres precisam desse apoio e é o que temos. Um espaço com ferramentas capazes de coibir como também prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher”, pontuou a secretária.

“Percebemos que a violência doméstica, não distingue classe social, etnia, religião, orientação sexual, idade ou grau de escolaridade. Por mais que por muitos anos tenha sido considerado como tabu, é urgente que falemos sobre ela”, concluiu Zamproni.

O Espaço de Acolhimento fica na Rua Orivaldo de Souza, 40 - Ribeirão do Lipa, Cuiabá – MT. O telefone para informações e agendamentos é o 65- 3318-4818.