Mulher / INICIATIVA

03 de Março de 2021 08h00

Primeira-dama busca reforço do setor empresarial para iniciativas de geração de renda

03/03/2021

JULIA MILHOMEM BATISTA

Luiz Alves

Arquivo

No momento em que o cenário econômico no país é de insegurança frente a pandemia causada pelo coronavirus, ações voltadas para geração de emprego e renda para população são importantes para tentar minimizar esses efeitos. Nesse sentido, a Prefeitura de Cuiabá, por meio das ações idealizadas pela primeira-dama Márcia Pinheiro. O próximo passo é a busca por diálogo com o setor empresarial.

A preocupação da primeira-dama atualmente é engajar jovens e adultos no mercado de trabalho. Ela destaca que muitas vezes depois que terminam um curso, muitos não possuem condições financeiras para aquisição da matéria prima para dar início a fabricação e venda dos produtos. As ações são colocadas em prática mediante o acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

“Percebemos durante a formação profissional que algumas pessoas,  mesmo com certificado em mãos, não conseguiam dar seguimento ao negócio próprio devido à falta de condições financeiras. Por isso, nosso trabalho agora é ter uma conversa com os empresários para discutirmos soluções que ajudem o cidadão a gerar emprego e renda”, afirma.

De acordo com Márcia, a gestão vem buscando cada vez mais, fomentar o empreendedorismo por meio de ações de qualificação profissional. "Sempre tivemos uma preocupação em colocar no mercado de trabalho pessoas em situação de vulnerabilidade e, a partir dessa constatação, surgiu o Programa Qualifica 300, que é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Por ele,  mais de mil pessoas conseguiram se profissionalizar”, explica.

Outra ideia é a realização de cursos de empreendedorismo. Márcia destaca que o programa já se tornou referência em política para mulheres fazendo com que elas se tornassem independentes financeiramente, o que colabora para que consigam deixar o ciclo da violência doméstica.

“Nós temos inúmeros casos de engajamento, como de pessoas que fizeram o curso de corte e costura e confeccionaram máscaras durante a pandemia. Pessoas que fizeram cursos na área de alimentação e venderam os produtos alimentícios. Essas boas práticas nos confortam e mostram que estamos no caminho certo”, contou.

Programa premiado

O programa Qualifica 300 já se consolidou com uma ferramenta de sucesso e extrapola os limites territoriais da capital. Ele já foi destaque durante o painel da mulher no 2º Encontro Nacional de Prefeitos, realizado pela Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (Apreespe), em outubro de 2019.

Também foi pauta durante o simpósio ‘Fortalecimento da Mulher no Espaço de Poder e Decisão’, promovido pela Câmara Federal que trouxe as principais personalidades do Brasil envolvidas na temática mulher.

O impacto do programa para as mulheres levou ao reconhecimento do prêmio ‘Mentes que Brilham’, na categoria da Área Social e garantiu a primeira-dama Márcia Pinheiro, uma homenagem entre as 12 personalidades do prêmio ‘Parceiros do ODS’, ambas tradicionais premiações de expressão nacional.

O programa da Prefeitura de Cuiabá também serviu como espelho para o projeto do Governo Federal intitulado Qualifica Mulher. O projeto coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, irá investir em cerca de R$ 18 milhões entre convênios, termo de fomento e descentralização de recurso para oportunizar qualificação profissional para mulheres em vulnerabilidade social.