Mulher / PALESTRA

06 de Julho de 2022 11h11

Primeira-dama apresenta Qualifica Cuiabá em Foz do Iguaçu

06/07/2022

RUAN CUNHA

Jean Pavão

Arquivo

A primeira-dama Márcia Pinheiro foi convidada a apresentar os principais projetos de políticas públicas para mulheres, entre eles o programa Qualifica Cuiabá, durante o 1ª Fórum do Protagonismo Feminino, realizado nesta terça-feira (5), em Foz do Iguaçu, Paraná.

O evento que reuniu lideranças de todo o país, como a presidente da Virada Femeninina, Marta Lívia Suplicy, teve a realização da Associação das Primeiras-damas do Oeste do Paraná (Adamop).  

“É uma honra estar ao lado dessas grandes mulheres como a Luíza Brunet, a Marta Lívia e tantas outras primeiras-damas que conhecemos e pudemos trocar experiências e conversarmos sobre o bem estar social dos municípios. É dessa forma que vamos levar os nossos projetos de sucesso para todo o Brasil e também conhecer outros que possam ajudar Cuiabá a ser cada vez mais referência nas políticas para mulheres”, disse a primeira-dama.

Entre os projetos apresentados esteve o Espaço de Acolhimento da Mulher, política existente, desde 2020, que já atendeu 676 mulheres em mais de 1.055 atendimentos. Outro programa que chamou atenção dos presentes foi o inédito Solidariedade em Ação, que direciona o benefício de R$ 606 para crianças que perderam as mães pelo feminicídio.

“Existe uma falta de políticas em todo o Brasil para essas crianças que ficam órfãos das mães. Peço às lideranças presentes que nos procurem para ajudar a levar essa ação aos demais municípios, porque é necessário criar essa política. Essas crianças ficam desamparadas e as famílias passam, de um dia para o outro, a ter essa responsabilidade de oferecer um lar com estabilidade financeira e emocional”, pediu a Márcia sob aplausos.

Qualifica

O principal programa apresentado foi o Qualifica Cuiabá, atualmente, uma das principais políticas sociais existentes na Capital. São mais de 6 mil pessoas certificadas, desde 2018, em 40 cursos de diversas áreas como Gestão, Empreendedorismo, Construção Civil, Alimentação e Bebida, entre outros.

A grande relevância social do programa para as mulheres foi o destaque feito pela primeira-dama Márcia Pinheiro, dado que 80% do público é feminino em busca da independência financeira. 

A idealizadora contou os inúmeros relatos de mulheres que saíram do ciclo da violência doméstica e hoje sustentam suas famílias por meio dos cursos do Qualifica.

“Eu gostei muito da atuação da primeira-dama porque ela passa do assistencialismo para o profissionalismo da gestão. Esse é o novo contexto das primeiras-damas, pois hoje estamos numa imersão de desenvolvimento humano e social. Nós vimos que Cuiabá presa muito a humanização e isso está bem ligado à primeira-dama. Achei muito interessante a cartilha contra o Assédio Sexual e o Qualifica Cuiabá que, com certeza, iremos copiar”, afirmou Luciane Munoz Dalécio, primeira-dama de Ubiratã.