Mulher / PROJETO LUDOTECA

10 de Julho de 2020 06h02

Parceria entre primeira-dama e laboratório Carlos Chargas beneficiará filhos de mulheres vítimas de violência

10/07/2020

RUAN CUNHA

Luis Alves

Arquivo

A primeira-dama Márcia Pinheiro foi convidada, na terça-feira (07), pelo laboratório Carlos Chargas para receber o projeto Ludoteca, do Instituto Sabin, o qual consiste em equipar uma sala de forma lúdica para atender crianças e adolescentes que passaram por algum tipo de adversidade como violência doméstica, entre outras.

“Nós sabemos do destaque da primeira-dama na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, principalmente no que se diz respeito aos cuidados que ela tem com as mulheres e as crianças e isso foi apreciado por todos nós”, disse Jerolino Aquilino, presidente e diretor do laboratório Carlos Chargas.

A ideia central do projeto é oferecer todo aparato de jogos e recursos pedagógicos e lúdicos às crianças que passaram por algum tipo de violência, no intuito de ajudá-los a expressar e estimular de alguma forma o trauma ocorrido

O projeto existe há 12 anos e possui 54 ludotecas instaladas em 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal, sendo parcerias feitas com secretarias de estados e municipais como da Mulher, Saúde, Assistência Social, órgão de Justiça e delegacias especializadas.

O Instituto Sabin realizou um investimento global da ordem de R$ 1,5 milhão, no período de 2008 a 2017. Nesse período, cerca de 350 mil pessoas foram impactadas direta e indiretamente pelo Projeto Ludotecas.

Entre as possibilidades elencadas pela primeira-dama, foi de disponibilizar a sala na Nova Casa de Amparo, casa referência em Mato Grosso no acolhimento vítimas de violência doméstica, onde as mulheres são abrigadas junto com seus filhos até menores de idade, os quais residem juntos.

“De imediato, vamos levar a proposta à secretária Zamproni para avaliar se a Nova Casa de Amparo é o melhor local. Acreditamos que sim, pois lá chegam mulheres desamparadas e seus filhos também passam por toda essa violência gerando traumas. É pensando nelas que agradecemos o convite do laboratório por nos procurar”, elencou a primeira-dama.

O convite para o projeto vem, coincidentemente, na semana em que o prefeito Emanuel Pinheiro ganhou o prêmio Amigo da Criança, instituída pela fundação Abrinq, que reconhece as boas práticas e política públicas voltada à infância e adolescência.