Mulher / POLÍTICA PARA MULHERES

11 de Maio de 2022 06h30

Obras da Casa da Mulher Brasileira serão licitadas até final de maio

11/05/2022

RUAN CUNHA

MMFDH

As obras de construção da Casa da Mulher Brasileira terão o processo licitatório iniciado até o final do mês de maio. De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher, a liberação do recurso de emenda parlamentar foi autorizado pela Caixa Econômica Federal, após a adequação do projeto executivo que tramitava em Brasília.

A unidade de atendimento sócio assistencial para mulheres é referência nacional tendo como parâmetros as tipologias de construção adotadas pelo Governo Federal, via Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.

Existem oito casas em todo o Brasil, sendo duas em Brasília (DF), Curitiba (PR), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Boa Vista (RR).  

Em Cuiabá, a unidade será construída numa área de 918,98 m², terreno doado pela Prefeitura de Cuiabá, com diversos espaços como Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; Promotoria Pública e Defensoria Pública Especializada da Mulher e entre outras.

“Mais um sonho da nossa primeira-dama que será realizado e também de muitas mulheres cuiabanas. Será um complexo. Vamos oferecer acolhimento a todas mulheres e elas terão acesso a uma gama de atendimentos”, disse a titular da pasta, Cely Almeida.

A obra foi uma articulação do Núcleo de Apoio à Primeira-dama e o deputado federal Emanuelzinho, junto ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A emenda parlamentar é estimada no valor de R$ 1,5 milhão para construção da estrutura física da unidade.