Mulher / ABORDAGEM/PANFLETAGEM/AGOSTO LILÁS

19 de Agosto de 2022 14h29

Morador do Acre parabeniza Cuiabá por atuação no combate à violência contra a mulher

19/08/2022

JULIA MILHOMEM

Davi Valle

A Secretaria Municipal da Mulher realizou nesta quinta-feira (18) uma ação de abordagem e panfletagem, visando conscientizar a população e potencializar o combate à violência contra a mulher. A atividade aconteceu no Terminal Rodoviário de Cuiabá e, entre as centenas de pessoas alcançadas, estava Willian Leandro dos Santos, morador do Acre.

Conforme contado por ele, a vinda para Rondonópolis foi para velar o corpo da irmã que, após ser vítima de estupro e espancamento, faleceu no início desta semana. Willian está entre os milhares de passageiros que passam pelo terminal diariamente e que vêm a Cuiabá para passeios, negócios, trabalho, entre tantas outras causas.

O motivo do acreano, todavia, é triste e reforça a necessidade de intensificar ações como as que são feitas pela Secretaria, na luta pela consolidação de políticas públicas de proteção à mulher. Na avaliação dele, Cuiabá está de parabéns por ter uma secretaria que trabalha em prol da causa feminina.

“Infelizmente, as mulheres ainda são as maiores vítimas de violência e morte. Então, é necessário que o poder público trabalhe para cuidar das mulheres. Parabenizo a Prefeitura, por essa ação. As pessoas precisam saber que existe uma secretaria que luta e ajuda as mulheres que estão vulneráveis a tanta violência”, disse.

Willian relatou ainda que a coincidência de ter sido abordado pela ação de conscientização no mesmo dia em que voltava de um velório da irmã causou um misto de emoções. “É muito triste estar em MAto Grosso para enterrar minha irmã. Ao mesmo tempo, fico contente em ver outras mulheres informando, orientando, e oferecendo ajuda a esse público”, pontuou.

Para a secretária Da mulher, Cely Almeida, se deparar com histórias como essa, impulsiona para que o trabalho seja ainda mais intensificado e que ações que informem a população ocorram ainda mais vezes e em todas as regiões da cidade. Segundo ela, o planejamento da gestão Emanuel Pinheiro é continuar avançando no combate à violência contra a mulher.

“Deparar com essa história me fez refletir que podemos ajudar ainda mulheres vulneráveis e que estão em um ciclo da violência. A Secretaria tem que ser modelo para todos os municípios. Quantas mulheres estão sofrendo? Quantas estão morrendo? Vamos intensificar ainda mais nossas ações. Temos que dizer a todas que elas não estão sozinhas”, finalizou Cely.