Mulher / ALTRUÍSMO

31 de Março de 2022 10h33

Mês da Mulher: Servidores da Secretaria Municipal da Mulher encerram atividades com doação de sangue

31/03/2022

JULIA MILHOMEM BATISTA

Luiz Alves

Arquivo

Para marcar o encerramento do mês que contou com uma vasta programação em homenagem às mulheres, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher,  incentivou mais um ato de amor ao próximo: a doação de sangue. A atividade foi realizada no dia 29 de março.

Segundo a vigilante da Secretaria, Rosângela da Silva Souza,  que participou da iniciativa, “o momento é de muita importância, tanto na vida de quem está doando e no futuro pra quem vai receber essa doação”.

A secretária da Pasta, Luciana Zamproni, refletiu que o ato, transforma vidas. “Quando se pensa em doação, o sinônimo é mulher, que doa a vida, que doa tempo e doa amor. Cada doação pode salvar até quatro pessoas, então, o que os servidores se propuseram a fazer é generosidade, é ter empatia ao próximo e isso vem de encontro ao que nossa secretaria trabalha, que é salvar vidas”, ressalta.

De acordo com o gerente de doação do Hemocentro, Arnildo Mendes, as parcerias são fundamentais.

“Estamos buscando parceiros para aumentar nosso estoque, atendemos o estado todo e por isso precisamos manter nosso estoque e criar o hábito da doação”, explicou.

 

Condições básicas para doar sangue:

 

– Ter entre 16 e 69 anos de idade

– Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5;

– Apresentar documento de identificação oficial com foto. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento;

– Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

– Não fumar duas horas antes da doação;

– Estar bem alimentado, ter ingerido bastante água e evitar alimentos gordurosos, com uma antecedência de três horas (como açaí, abacate, leite e seus derivados tipo queijo, iogurte, manteiga, massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc). A doação agendada após o almoço será realizada após duas horas, observando as restrições alimentares citadas anteriormente.