Mulher / PRIMEIRO ANO

19 de Julho de 2021 14h33

Especial um ano: Espaço de Acolhimento encaminha mulheres para qualificação profissional

19/07/2021

JULIA MILHOMEM E RUAN CUNHA

Luiz Alves

Arquivo

Há um ano a equipe do Espaço de Acolhimento da Mulher desenvolve o trabalho multidisciplinar para às vítimas de violência doméstica atendidas pela unidade da Secretaria Municipal da Mulher. Entre eles está o suporte assistencial social, orientação psicológica e encaminhamento jurídico.

Além desses serviços, a primeira-dama Márcia Pinheiro indicou a inclusão das vítimas para a qualificação profissional por meio do programa Qualifica Cuiabá que já capacitou mais de 5 mil pessoas, sendo 3,7 mil mulheres.

“Essa indicação nossa vai ao encontro com as raízes do programa que busca oferecer oportunidade para independência financeira da mulher. Muitas dessas violência está atrelado a dependência financeira porque muitas mulheres se sujeitam a essas condições porque não tem como sustentar a famílias e seus filhos”, explicou.

De acordo com a secretaria da Mulher, já foram encaminhadas 30 mulheres para os mais variados cursos de quatro áreas diferentes que constam na grade curricular do programa. A pasta também está responsável por disponibilizar palestras voltadas à violência doméstica familiar como disciplina extracurricular.

“Mais do que a geração de renda, participar de um programa de qualificação vem com o resgate de autoestima e confiança. Mulheres que ouviram por muitos anos que são burras ou incapazes, de repente se veem fazendo uma coisa que gosta seja na culinária, ou em outra área. Além disso elas se veem capazes, valorizadas porque são remuneradas, vão melhorando, ganhando confiança”, reiterou.

Qualifica Cuiabá

O Qualifica Cuiabá 2021 será dividido em três etapas ao longo do ano. A primeira etapa se inicia no dia 14 de junho, com 640 vagas divididas em 32 turmas. Já na segunda etapa está prevista para 12 de julho, com 660 vagas em 33 turmas. Por fim, a última etapa foi realizada em 8 de setembro, também com 660 vagas e 33 turmas. Tanto as inscrições quanto os cursos, previstos para iniciar em agosto, são gratuitos.

Entre as 1960 vagas ofertadas, 1700 são para cursos como Construção civil, Tecnologia da Informação, Alimentos, Gestão, Vestuário, entre outros. As demais 260 vagas são para a área de empreendedorismo. Há também uma programação específica para atender o público feminino, jovens em busca de primeiro emprego.

O público-alvo desta edição do Qualifica Cuiabá é composto por jovens, mulheres, pessoas em situação de vulnerabilidade e pessoas com deficiência física. Os 235 estagiários da prefeitura de Cuiabá também serão beneficiados devido a uma parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).