Mulher / POLÍTICA PARA MULHER

15 de Julho de 2022 11h25

Cuiabanco terá linha de crédito especial para mulheres a pedido da primeira-dama

15/07/2022

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

A primeira-dama Márcia Pinheiro, via Núcleo de Apoio à Primeira-dama, sugeriu à Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico a abertura de linha de crédito especial para mulheres dentro da proposta do Cuiabanco, iniciativa da Prefeitura de Cuiabá que ofertará financiamento com subsídio de juros para micro e pequenos empreendedores.

O pedido foi feito, na segunda-feira (11), durante o lançamento da 4ª edição do programa Qualifica Cuiabá, programa de qualificação profissional que já certificou mais de 3,5 mil mulheres desde 2018.

“Estamos levando essa proposta ao prefeito Emanuel Pinheiro e, ao secretário Vuolo, para que haja essa linha de crédito para as nossas mulheres que estão saindo do Qualifica, com o certificado em mãos, e queiram empreender e montar seu próprio negócio”, explicou a primeira-dama.

Segundo o secretário de Agricultura, Francisco Vuolo, a ideia é criar programas de crédito específicos para determinados segmentos. Entre os já projetados estão as linhas para o produtor rural, de pequena propriedade, dentro do Agro da Gente, e está sendo desenhado o empréstimo para os feirantes pensado para a aquisição de produtos de barras do segmento.  

“Nós vamos ter a estruturação de uma linha de crédito para atender a pessoa que tem um viés empreendedor, a partir da qualificação. Atendendo ao pedido da primeira-dama, Márcia Pinheiro, que é madrinha do Qualifica Cuiabá, teremos ainda uma ação mais do que especial, voltada à mulher empreendedora que passou pelo Qualifica. Teremos dois guichês de atendimento prioritário às mulheres feito por mulheres treinadas, que vão dar todo o apoio do Cuiabanco. Isso tudo está sendo estruturado para que seja apresentado durante o lançamento do programa”, destacou, Vuolo.

 A proposta do Cuiabanco já foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Executivo, e a previsão é que o processo de licitação seja realizado ainda no primeiro trimestre deste ano.