Mulher / REFERÊNCIA NO BRASIL

03 de Fevereiro de 2022 14h51

Corumbá segue exemplo de Cuiabá e construirá Espaço de Acolhimento da Mulher em novo hospital

03/02/2022

RUAN CUNHA

Gustavo Duarte

Arquivo

O município de Corumbá, em Mato Grosso do Sul,  seguirá o exemplo de Cuiabá ao construir uma unidade específica de acolhimento, às mulheres vítimas de violência, dentro do novo Pronto-Socorro Municipal.

A informação consta em publicação, com data de 1 de fevereiro, no site oficial da Prefeitura Municipal de Corumbá. Segundo a primeira-dama da cidade, Amanda Balancieri, a necessidade de oferecer atendimento especializado para as mulheres que buscam o pronto atendimento foi identificada logo quando assumiu a pasta de Assistência Social.

“O ponto alto é quando essas mulheres chegam ao nosso pronto atendimento. No Pronto-Socorro antigo o atendimento era como qualquer outro paciente e ela já chega com aquele trauma da violência, muitas vezes com crianças. Com o novo Pronto- Socorro, ainda na fase da planta, escolhemos um local para que ali tivesse atendimento que devemos entregar em março”, disse.

O Espaço de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência em Cuiabá é o primeiro do Brasil presente dentro de uma unidade pública de saúde e já soma mais de 300 atendimentos, seja médico, psicológico, social ou jurídico.

“Desde que abrimos a primeira unidade, o Brasil inteiro ficou de olho e percebeu a necessidade não somente de oferecer apoio à mulher após a denúncia, mas principalmente dar o apoio antes da denúncia que é ajudar a acolher e a entender qual o caminho que ela precisa percorrer”, explicou Luciana Zamproni, secretária da Mulher.

“Tratar a saúde mental, financeira e social para que ela entenda que não é simplesmente chegar à delegacia e denunciar. O Espaço de Acolhimento tem contribuído para isso e o grupo de combate à violência doméstica Brasil afora tem entendido essa importância e nos procurado para entender o trabalho que é realizado aqui”, complementou.

Recentemente, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou a criação de uma segunda unidade do espaço que estará presente nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Jardim Leblon.

Espaço de Acolhimento

A unidade de atendimento especializado à mulher funciona no Hospital Municipal de Cuiabá e foi uma idealização do Núcleo de Apoio à Primeira-dama em pedido da ativista Maria da Penha que enxergou a necessidade de oferecer um atendimento exclusivo para a mulher violentada que procura a rede de saúde pública.