Mulher / CONSCIENTIZAÇÃO

09 de Agosto de 2022 14h01

Campanha Agosto Lilás é lançada em Cuiabá e chama atenção para importância de denunciar atos de violência contra a mulher

09/08/2022

JULIA MILHOMEM

Davi Valle

Arquivo

Para simbolizar e homenagear o mês de conscientização e combate à violência contra mulher, o prédio que abriga a Secretaria Municipal da Mulher e a Procuradoria do Município, instalado na avenida Getúlio Vargas, recebeu iluminação especial em referência à campanha Agosto Lilás, na noite de segunda-feira (8). Ainda para fomentar o debate e a importância da Lei Maria da Penha, que completa 16 anos nesse período, a Pasta programou um amplo calendário de atividades.  Na noite de segunda-feira (8), além do registro de iluminação especial, foram distribuídos panfletos para motoristas e pedestres que passaram pela avenida Getúlio Vargas.

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, a campanha tem o intuito de esclarecer sobre a importância da Lei Maria da Penha, conscientizar sobre as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres, informar sobre a importância de se perceber as situações de violência e os caminhos para receber ajuda.

“Muitas mulheres sofrem caladas por anos e anos, seja por falta de informação, de apoio da própria família, seja por dependência econômica ou pelos laços que têm com o agressor. Saber que há muitas outras mulheres como elas, prontas e dispostas a ajudá-las, pode ser decisivo para que tomem a decisão de buscar essa ajuda. Por isso estamos nas ruas para gritar para essa mulher que ela não está sozinha”, explica.

Para a Procuradora Geral do Município, Juliette, falar de violação de direitos contra a mulher é uma questão de resistência diante de tantas agressões e julgamentos aos quais somos submetidas. Ela ainda destaca que embora esteja comemorando os 16 anos da Lei Maria da Penha, este é um tema que precisa ser discutido o ano todo, quantas vezes forem necessárias.

“É importante que a população entenda o mal que a violência doméstica faz às famílias, daí a importância de falarmos sempre sobre este assunto”, pontua.

Durante o lançamento da campanha, também foram entregues panfletos e cartilhas com orientações sobre o tema para pedestres, motoristas e motociclistas.

Segundo a técnica de enfermagem, Maria do Socorro Farias, a abordagem dessas mulheres fez toda a diferença.

“É um assunto que precisa ser debatido por todos. São ações que dão mais força para que continuemos batalhando umas pelas outras. Ter o apoio desta secretaria nos fortalece. A gente sente apoio, como um abraço”.

Dentre as ações da Campanha “Agosto lilás” estão palestras, blitz educativas, oficinas, seminários, rodas de conversa, dentre outras.

Como denunciar?

Para denunciar casos de violência doméstica, ligue para a Polícia Militar pelo 190 ou para a Central de Atendimento Exclusivo à Mulher, por meio do 180. A vítima pode registrar denúncias, receber orientações e informações sobre leis e campanhas. A ligação é gratuita e funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Núcleo Espaço de Acolhimento da Mulher

Telefone: 3318-4818.