Mobilidade Urbana / MODERNIDADE E CONFORTO

30 de Março de 2019 10h38

Usuários do transporte público passam a contar com duas novas estruturas

30/03/2019

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

“A minha verdadeira festa é ver a alegria dos cuiabanos com a entrega das nossas obras”. Foi com esse discurso que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, cumpriu, nesta sexta-feira (29), mais um compromisso firmado com a população. No terceiro ato em comemoração aos 300 anos da Capital, o chefe do Executivo inaugurou a Estação Ipiranga e o novo ponto de embarque e desembarque de passageiros da Praça Maria Taquara. 

As entregas das novas estruturas dão sequência ao trabalho de modernização do sistema de transporte público, inciado com a construção da Estação Alencastro e que será estendido ainda para outros espaços como, por exemplo, a Praça Bispo Dom José. O plano abrange também o processo de licitação para o transporte coletivo, visando a renovação da frota de veículo que, conforme Pinheiro, deve ser lançada também neste mês de celebração. 

“São estruturas pensadas na comodidade e em dar mais dignidade para os milhares de trabalhadores que dependem do transporte público. Substituímos aqueles abrigos que não protegiam o passageiro nem do sol e nem da chuva por espaços mais modernos e confortáveis. E é dessa forma que faremos até o último dia da nossa gestão. Vamos continuar promovendo avanços estruturais que impactam diretamente na qualidade de vida do cidadão, pois o povo merece receber do poder público aquilo que há de melhor”, destacou o prefeito. 

Construída a partir de critérios de segurança, conforto e sustentabilidade, a Estação Ipiranga possui um formato semelhante a Estação Alencastro. O espaço, conta com quatro ares-condicionados, mais de 40 tomadas para carregamento de celular, placas de energia solar, internet wi-fi, assentos confortáveis e total acessibilidade. Considerando a possibilidade de mudança, caso as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) sejam retomadas, a estrutura foi edificada com a utilização de contêineres. 

Já o ponto da Maria Taquara segue os modelos instalados em frente ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e ao Shopping Pantanal. Contando com a parceria da iniciativa privada, o Município utilizou o reaproveitamento de contêineres, unindo o conceito de sustentabilidade ao conforto e segurança. Além disso, a praça foi totalmente revitalizada com a troca dos pisos e um trabalho de jardinagem . O monumento da histórica mulher que dá nome ao espaço também será restaurado. 

“Somente na Estação Ipiranga passarão mais de 20 mil passageiros, por dia. Além disso, com uma área de 175 m², ela é o primeira estação construía com contêineres que é totalmente climatizada. Somados, os dois locais são pontos de parada de mais de 20 linhas diferentes, inclusive atendendo também moradores de Várzea Grande. Isso demonstra a importância de uma trabalho um trabalho como esse, liderado pelo prefeito Emanuel Pinheiro e contando com o empenho de todo nossa equipe da Semob”, explicou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo. 

  • Participaram da solenidade os secretários municipais de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho, e de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues. Representando a Câmara Municipal de Cuiabá, estiveram presentes os vereadores Misael Galvão, Luis Claudio e Adevair Cabral.