Mobilidade Urbana / LIBERAÇÃO

23 de Fevereiro de 2018 17h10

Trecho da ciclovia da Avenida Miguel Sutil deve ser liberado no próximo domingo

23/02/2018

MARIA BARBANT

Gustavo Duarte

A ciclofaixa no trecho localizado próximo a Trincheira Santa Rosa, na avenida Miguel Sutil, deve ser liberada no próximo domingo (25), de acordo com a previsão da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).  A remoção do estreitamento, deve acontecer no sábado (24) e, com isso, a pista de ciclismo poderá ser liberada aos usuários no domingo.

Por conta das obras em andamento na Trincheira houve a necessidade de afunilamento das marginais e as interdições na parte interna da trincheira continuam em horários alternados, de segunda a sexta-feira, das 14 horas às 16 horas, e das 22 horas às 06 horas. Aos sábados e domingos o mergulho fica totalmente bloqueado.

Nas últimas semanas, a Semob precisou suspender o acesso à faixa de rolamento dos ciclistas porque a pista apresentava risco já que no local não havia a possibilidade de demarcação, o que poderia provocar  acidentes.

Na ocasião o diretor de Trânsito da Semob, Michell Diniz falou sobre a necessidade de interdição da pista de ciclistas. “Com o fechamento do mergulho da Trincheira Santa Rosa, deixando apenas a marginal, houve um pequeno afunilamento nesse trecho da via. Percebemos que ficou perigoso, então a Semob solicitou essa medida para a empresa  a fim de  garantir a segurança dos ciclistas”.

Ciclovias

Quem anda de bicicleta em Cuiabá conta ciclovias distribuídas em algumas das principais avenidas da cidade. As avenidas das Torres, Tatsumi Koga, no Pedra 90 e Enéas Cardoso Filho, no CPA III e aos domingos, os adeptos do esporte contam também com a ciclofaixa, na avenida Miguel Sutil.

Inaugurada em 8 de abril de 2015, a ciclovia da Avenida Miguel Sutil tem um caráter de lazer, possui 6,5 km e funciona das 7 horas às 17 horas, ligando dois grandes centros de lazer utilizados pela população, a Arena Pantanal e o Parque  Mãe Bonifácia. A ciclovia  tem início na Rua Ranulfo Paes de Barros, no bairro Cidade Alta, e segue pelas Avenidas Agrícola Paes de Barros e Miguel Sutil até as imediações do Parque.

A ciclovia já existe em outras cidades do país e funcionam nos finais de semana e feriados, quando o fluxo de veículos não é intenso. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) é responsável pela administração da faixa e os agentes de trânsito sinalizam toda a extensão com cones que ao final do dia são retirados.

Obra 

Com 520 metros de extensão e investimento de R$ 23,53 milhões a Trincheira Santa Rosa teve sua construção iniciada em março de 2012, com previsão de entrega em 2014, para a Copa do Mundo. Atualmente está passando por intervenções de finalização da estrutura.

As obras de conclusão da trincheira começaram em setembro e, desde o início de novembro, a estrutura foi interditada parcialmente na parte do mergulho a fim de garantir a colocação das estruturas de suporte para a construção das lajes que possibilitarão a implantação de acessibilidade (passarelas de pedestres) e paisagismo no local.

A obra contempla também reparos nas paredes da trincheira, pavimentação e trabalhos complementares de sinalização, que vão melhorar a trafegabilidade de pedestres e veículos. Entre os ítens de acessibilidade previstos estão a instalação de faixa de pedestre, rampa para cadeirante, piso tátil e plataforma elevada. Também serão instaladas as sinalizações vertical e horizontal.