Mobilidade Urbana / LINHA UNIVERSITÁRIA

22 de Abril de 2018 15h00

SUGESTÃO DE PAUTA - Prefeitura lança nesta segunda-feira mais uma linha do transporte coletivo

22/04/2018

ANA CLÁUDIA FORTES

Luiz Alves

Nesta segunda-feira (23) a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) lança a linha Universitária (UFMT/Alencastro via Unic). Trata-se de uma linha circular, para atender a as demandas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e das principais faculdades da Capital.

Conforme o diretor de Transporte, Nicolau Budib a intenção é melhorar o atendimento na parte final da Avenida Beira Rio. “Tínhamos um problema crônico nas Avenidas Jacques Brunini até a Fernando Correa da Costa, ali era bem deficitário o atendimento", explica Budib.

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo ressalta ainda que além da linha circular universitária, a linha 313 que já atende as faculdades da região da Avenida Beira Rio, vai continuar atendendo.  A linha existente não vai deixar de atender os usuários, a linha universitária vai ser mais uma opção para quem depende do transporte coletivo”, afirma o secretário.

A linha terá sua primeira viagem diária com saída da Estação Alencastro as 05h30, com intervalos de viagens nos horários de pico de vinte minutos e no contra pico, terá intervalo de meia hora. Sua última saída do dia será as 22h50. Os horários das viagens estarão disponíveis a partir de segunda-feira (23), nos aplicativos Moovit e no Meu Ônibus MTU.

As linhas 512/704/602/606 que vinham da região do Coxipó foram fundidas para a criação da linha Universitária, mas com os mesmos números de viagens e com menos tempo de intervalos das viagens. Os veículos sobressalentes das linhas extintas, foram remanejados para as linhas com maiores demandas.

“Os usuários dos coletivos da região Coxipó, da região do Pedra 90 por exemplo, que quiserem se utilizar dessa linha, poderão fazer integração em frente à Escola Estadual Raimundo Pinheiro, na Avenida Fernando Correa da Costa”, orienta Nicolau Budib.

Trajeto

A linha tem saída da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em direção à Fernando Correa de Costa, passando por baixo do Viaduto Jornalista Clóvis Roberto de Queiroz, popularmente conhecido como rotatória da UFMT, seguindo a Fernando Correa até a Avenida Beira Rio, passando pela região das Universidades, seguindo a Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), subindo a Getúlio Vargas até a Estação Alencastro. Segundo o Diretor de trânsito, a Estação Alencastro vai servir de ponto de integração de transbordo gerando conforto para as pessoas que se utilizem dessa linha.

O retorno será com saída da Estação Alencastro, entrando a esquerda na Rua Barão de Melgaço, tomando em seguira a Avenida Isaac Póvoas, seguindo pela Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), e depois pela Avenida Beira Rio, indo pela Avenida Fernando Correa até a UFMT.

 

Serviço

O que: Lançamento da Linha Universitária

Quando: Segunda-feira (23), 08:00 horas

Onde: Estação Alencastro