Mobilidade Urbana /

14 de Abril de 2011 12h59

SMTU inicia vistoria em serviço de mototáxi

14/04/2011

Dalila Rodrigues-Da assessoria ? SMTU

Começou ontem |(13-04) a vistoria dos veículos dos permissionários do transporte de passageiros conhecido como mototaxi. Desde que o secretário Municipal de Transporte Urbano, Edivá Alves, assinou a portaria n° 026/2010, que determina a padronização dos equipamentos de segurança de uso obrigatório pelos permissionários, os mototaxistas estão se adequando à lei que permite a regularização da profissão.

As diversas etapas do processo prevêem que os mototaxistas se cadastrem na secretaria de Trânsito e Transporte Urbano – SMTU, em seguida protocolem as documentação necessária, além de passarem pelo curso de formação, promovido pela SMTU, onde aprendem legislação de trânsito, direito do usuário e como se comportar no transporte de passageiros. Dos 608 permissionários que preencheram a ficha de cadastro, 302 fizeram o curso, mas somente 56 apresentaram a documentação corretas, estando aptos a terem seus veículos submetidos à vistoria.

A portaria determina 786 permissões para o serviço de mototáxi na cidade. Até o preenchimento total das vagas, a SMTU atenderá os permissionários que desejam se regularizar na profissão. Os candidatos deverão satisfazer as exigências e condições estabelecidas em lei. 

Segundo o diretor de Transporte da SMTU, Gabriel Muller, após a vistoria nas motos, a secretaria vai analisar os pontos fixos que os permissionários utilizam para trabalhar. "Nós vamos analisar os pontos solicitados, para em seguida legalizá-los", concluiu.