Mobilidade Urbana / CAPACITAÇÃO

27 de Abril de 2018 11h05

Servidores da Secretaria de Saúde participam de capacitação para pilotagem consciente

27/04/2018

ANA CLÁUDIA FORTES

Assessoria

Arquivo

Nesta quinta-feira (26) servidores da Secretaria de Saúde participaram do primeiro curso do Pilotagem Consciente. Trata-se de um curso de direção defensiva que a Prefeitura de Cuiabá está oferecendo por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) para motoristas da categoria A. A capacitação é voltada para órgãos públicos e empresas privadas que tenham funcionários que façam uso de motos e também para motociclistas que busquem aprimoramento.

Doze supervisores do Centro de Contro de Zoonose (CCZ), da Vigilância em Saúde de Cuiabá participaram da capacitação em que a parte teórica foi ministrada pela supervisora de Educação para o Trânsito da Semob, Luciana Melo.

“Durante a capacitação os servidores puderam aprender  todo o conteúdo que está no projeto  com questões ligadas à Estatísticas, conceito de Direção Defensiva, principais Infrações de Trânsito, técnica de pilotagem segura, forma correta de usar os trajes de proteção, equipamentos e,  finalizando, tivemos uma reflexão sobre o trânsito e as atitudes tomadas nele, com a exibição do filme “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, explicou a supervisora.

Há quatorze anos trabalhando com moto, o servidor José dos Santos de Carvalho, disse que já havia feito o curso junto a Semob e que gostou muito de poder participar agora da aula prática. “Há alguns anos atrás participei da parte teórica que a Semob nos deu e agora estou fazendo a aula prática. É muito  importante, ainda mais nós que enfrentamos o trânsito do dia a dia, que não é fácil. Aqui adquirimos mais habilidade e táticas que nos deixam mais tranquilos para o trânsito”, contou o servidor.

O supervisor de Treinamento prático da Semob, Carlos Henrique, explicou que o objettivo do curso é  aperfeiçoar os motociclistas cuiabanos e que a secretaria pretende estender a capacitação para toda a sociedade, para que percam algumas manias ao pilotar. “É natural que o motoqueiro chegue para fazer um treinamento, ele vem com vícios que adquirem com o tempo. Nessa capacitação trabalhamos na correção desses vícios, saindo daqui como motociclista e não mais como motoqueiro”, afirmou o supervisor.

Janaina Pacheco Cunha, que trabalha na secretaria de Saúde há  17 anos , oito deles como motociclista, diz que o curso foi uma grande experiência para os servidores do Centro de Controle de Zoonoses. “Achei muito boa a parte teóriaca e melhor ainda a prática, aprendemos várias habilidades. Coisas que já sabíamos, mas não era parte da nossa rotina, os instrutores são muito atenciosos e esperamos que sempre possam trazer mais oportunidades como essa”, comemora a motociclista.

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo salienta que a prefeitura investe em cursos de pilotagens para os agentes e que a Semob conta com vinte e dois batedores qualificados. “Essa gestão tem investido em aperfeiçoamento, todos nossos profissionais são altamente qualificados e começamos dentro da nossa casa. Em uma outra oportunidade faremos com os demais servidores da Saúde e estenderemos para as demais secretarias municipais que façam uso de motos”, finaliza o secretário.

Pilotagem Consciente

Lançado no último dia 04 de abril dentro da programação em comemoração ao aniversário de 299 anos de Cuiabá  o curso tem a duração de um dia, e é realizado das 08:00 às 17:00 horas, dividido em aulas teórica no período matutino (duração de quatro horas), e o módulo prático, no período vespertino,  também com duração de quatro horas.

Nas aulas teóricas são abordados temas como conceito de legislação, trânsito, manutenção preventiva da moto, prevenção de acidentes, primeiros socorros e o comprometimento do motociclista com a segurança na via.

O módulo prático é realizado em uma pista de treinamento com motocicletas da Semob. São realizados exercícios para correção de vícios e postura errados. Durante a aula, os participantes devem comparecer com equipamentos e trajes adequados, como luvas, capacete, botas e calças apropriadas.

O curso é gratuito e ministrado por agentes de Trânsito e Transporte da Semob. Ao final o participante recebe um certificado.

Os órgãos e empresas que estiverem interessados no programa podem protocolar uma solicitação na sede da Semob.