Mobilidade Urbana / Pontos de táxi

11 de Janeiro de 2018 15h05

Semob reúne taxistas que terão ponto definitivo na rua 13 de Junho

11/01/2018

ANA CLAUDIA FORTES

Gustavo Duarte

Arquivo

O Secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo juntamente com o Diretor de Trânsito, Michell Diniz e o Diretor de Transporte, Nicolau Budib, estiveram hoje pela manhã ouvindo os anseios dos motoristas de táxi da rua Treze de Junho. Com a reforma da Praça Ipiranga, os taxistas foram retirados da rua lateral em frente ao Ganha Tempo e colocados provisoriamente em frente as lojas na 13 de Junho. Ao todo são 13 estacionamentos para taxistas que trabalham no local, um dos principais e mais movimentados pontos da Capital, com diversas lojas, pontos de carga e descarga, parada para idosos e PNE.

“Estamos aqui para solucionar esse impasse, entre  os vendedores ambulantes e os taxista para estes  possam ter esse ponto livre. Quero garantir toda a segurança para a categoria”, declarou o Secretário. 

O taxista Isael dos Santos falou sobre a questão e defendeu a segurança dos passageiros no embarque e desembarque no local. “O certo é que o embarque dos passageiros, por segurança, seja pelo lado direito, mas estamos tendo problemas em razão da presença dos camelôs. Ao tentarmos embarcar os clientes, esses vendedores acabam batendo nos carros,  e a situação está complicada”, afirma o taxista, Isael dos Santos.

Ele contou que os taxistas queriam fechar a rua porque não estavam concordando com esse ponto, mas optaram por aguardar o presidente da categoria e a secretaria de Mobilidade Urbana para um diálogo, afim de resolver a situação e não prejudicar outras pessoas. 

O secretário Antenor Figueiredo assegurou aos taxistas que juntamente com a Ordem Pública deverá ser feita uma ação no local.

Nesta quinta-feira a região passará por readequação da sinalização no período noturno, para que o local passe a ser o ponto definitivo para os taxistas.  “Esse ponto será definitivo na 13 de Junho, estamos assegurando que os taxistas não terão mais problemas com os ambulantes e estamos sempre prontos a atender a todos e disponíveis ao diálogo”, atesta o secretário.

A cidade tem atualmente 604 permissões para táxis distribuídas em 74 pontos. Por lei, cada táxi pode ter no máximo dois condutores.

“Esperamos essa solução juntamente com a Secretaria e estamos agradecidos pelo secretário ter conversado com a categoria e estar sempre mantendo um diálogo a favor de atender nossas demandas”, concluiu o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos e Condutores de Passageiros de Cuiabá (Sintac), Aelson Alves.

A obra

Iniciada no dia 22 de outubro, a reforma faz parte da proposta de revitalização dos espaços públicos e recuperação dos patrimônios históricos da Capital. A obra está orçada em R$ 311 mil, com previsão de entrega para o mês de abril, quando serão comemorados os 299 anos de Cuiabá.

As obras da Ipiranga contarão com a recuperação do coreto, concreto e fiação elétrica, colocação de piso, instalação de rampas de acesso e piso tátil, cumprindo a lei de acessibilidade. Na parte de paisagismo, Palmeiras, Flamboyants, Oitis e Ipês serão plantados, contribuindo para a projeção da sombra no entorno. Em relação as vias que margeiam a praça, o lado de acesso à Isaac Povóas será alargado. Já os pontos de ônibus localizados em frente ao espaço, não sofrerão mudanças.

Todo pacote de melhorias está sendo executado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Serviços Urbanos. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.