Mobilidade Urbana / Educação para o trânsito

21 de Novembro de 2016 15h16

Semob realiza o projeto Agente Mirim em mais duas escolas

21/11/2016

KARINE MIRANDA

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta segunda-feira (21) a quarta edição do projeto Agente Mirim de Trânsito, executado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).  O objetivo é capacitar estudantes sobre noções de legislação, segurança e cidadania no trânsito.

Nesta edição serão beneficiados os alunos das Escolas Municipais de Educação Básica Maria da Glória de Souza, no bairro Baú, e Professor Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira, no bairro Araés. Ao todo, 100 crianças devem participar do projeto, que é considerado o carro-chefe do programa de educação no trânsito do Município.

Na escola Maria da Glória o projeto começou hoje e segue até dia 23 de novembro. Já na escola Ezequiel de Siqueira, o projeto será realizado de 28 a 30 de novembro. Todas as aulas terão duração de duas horas por dia, momento em que será realizada a apresentação de vídeos sobre o comportamento adequado no trânsito, oficinas de teatro e simulações no trânsito, noções de legislação e segurança no trânsito e cidadania.

Para o coordenador da Educação para o Trânsito da Semob, Jadyr Lima de Moraes, o projeto é fundamental para a formação de condutores conscientes e que farão a diferença no futuro, quando estiverem dirigindo, de modo a tornar o trânsito mais seguro.

“Hoje são essas crianças que farão a capacitação direta conosco, além dos professores e funcionários das escolas, que serão multiplicadores do conhecimento. Com isso, esperamos atingir um público ainda maior indiretamente – pais, irmãos e professores – para que todas adquiram a consciência do certo e errado no trânsito”, destacou.

Somente neste ano, o projeto foi desenvolvido com 223 alunos, com idade entre 7 e 12 anos, de quatro escolas da capital.  Em 2015, foram capacitados 350 alunos de sete escolas.

 “Estamos encerrando com 673 crianças atendidas. Queríamos encerrar este ano com mais crianças e escolas participantes, mas, por causa das eleições, alteramos o cronograma. Esperamos poder dar continuidade a este importante projeto, que é o nosso carro-chefe na educação para o trânsito”, disse Jadyr.

Após encerramento do projeto será realizada a solenidade de formatura, que está marcada para o dia 14 de dezembro, às 13h30, no Auditório do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.