/ HOMENAGEM

06 de Março de 2020 16h18

Semob realiza ação educativa em homenagem ao Dia da Mulher

06/03/2020

ANDRESSA SALES

Davi Valle

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo, dia 8 de Março, foi o tema de mais uma ação educativa realizada por agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) no centro da capital, na manhã desta sexta-feira (6). A ação foi registrada no cruzamento entre as avenidas Coronel Escolástico e a Tenente-Coronel Duarte, nas imediações da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Além da distribuição de botões de rosas vermelhas para condutoras e pedestres, a equipe da Secretaria realizou a entrega de panfletos e prestou orientações sobre os cuidados a serem seguidos no trânsito.

A secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni acompanhou a ação e destacou a importância e impacto que as mulheres tem no trânsito de Cuiabá. “O dia 8 de março, nada mais é que uma conquista após décadas de luta por direitos. Uma data que analisamos os feitos de tantas mulheres ao longo de nosso tempo e por isso temos muito a comemorar. Conquistas como o voto, a igualdade salarial, de maneira geral o empoderamento e engajamento da mulher na sociedade. E no trânsito não é diferente, quantas mulheres hoje estão no volante, outras tantas trabalhando na função de motorista mostrando que a mulher pode atuar em qualquer segmento”, disse.

A agente de Trânsito, Luciana Mello explica que durante todo o ano são realizadas ações educativas como essa, nas ruas, escolas, órgãos públicos.“Essa ação em homenagem a mulher não é só para lembrar o dia específico, mas também para mostrar o papel da mulher no trânsito, como condutora e todo o diferencial que carrega a mobilidade da cidade a partir do crescimento feminino nas vias públicas. As mulheres são mais criteriosas no trânsito, pratica mais a direção defensiva e isso fez com que os índices de mortes diminuíssem ao longo dos anos”, explicou.

Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem pela vida. 

A primeira-dama, Marcia Pinheiro destaca que a gestão Emanuel Pinheiro destina atenção especial para as mulheres cuiabanas. O mês de março, em especial, é palco de uma série de atividades que promoção ao empoderamento feminino. A primeira dama pontuou a criação de uma rede que se traduza em uma política eficaz na defesa dos direitos, sendo garantida com a Secretaria Municipal da Mulher. A pasta – criada com a minirreforma administrativa da gestão Emanuel Pinheiro - terá o nome do gestor anunciado ainda na primeira quinzena do mês de março.