Mobilidade Urbana / OPERAÇÃO

01 de Novembro de 2018 12h14

Semob monta força-tarefa para feriado de Finados e Enem; frota será reforçada

01/11/2018

LUCIANA SOUZA

Michel Alvim

Para atender as demandas do feriado de Finados, celebrado na sexta-feira (2) e do Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem), no domingo (4), a Secretaria de Mobilidade Urbana montou uma força-tarefa para monitorar o trânsito. Os agentes estarão mobilizados na área central e nos polos onde serão realizadas as provas. Além disso, a frota de veículos do transporte público foi reforçada.

Ao longo do feriado as ações se concentrarão nos três principais cemitérios de Cuiabá: da Piedade, Porto e Bom Jesus.  De acordo com o diretor de Trânsito, Michell Diniz, nestes locais as viaturas farão rondas em horários alternados e auxiliarão para haja fluidez no tráfego.

Ele orienta que a população dê preferência ao transporte coletivo e aos carros de aplicativos, táxis. “São atitudes que evitam tumulto, uma vez que esses locais não comportam grandes espaços de estacionamento. Nosso objetivo é impedir transtornos para as pessoas que vão relembrar seus entes queridos”,

No intuito de facilitar esses acessos, serão disponibilizados cinco veículos especiais, para atender a população, que irá visitar o cemitério Bom Jesus -  o de maior fluxo no feriado de Finados. Os veículos sairão do Centro, do ponto da Antiga Bispo, com destino ao cemitério. “Essas linhas são um reforço para a frota usual e no local, ficarão os agentes de Trânsito, para orientar os usuários”, explica o diretor de Transporte Público, Nicolau Budib. 

Enem

No domingo, os profissionais atuarão nas proximidades de instituições como a Universidade de Cuiabá (Unic), Universidade Cândido Rondon (Unirondon), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e Instituto Cuiabano de Ensino e Cultura(ICEC). Somam-se a elas as Escolas Liceu Cuiabano, André Avelino e Presidente Marques. Além desses polos, os agentes estarão circulando em toda a cidade, principalmente em áreas de grande fluxo.  

O reforço no transporte público, por ora, vai funcionar somente  com os veículos reservas nos terminais da Capital e o aumento da frota que atende a região do Coxipó. “Não recebemos especificações da organização do Enem quanto ao número de alunos em cada polo. Isso dificulta para a equipe montar o reforço de maneira mais eficiente. Mas vamos monitorar o andamento do serviço e no desenvolver da ação, caso necessário, reforçamos as linhas, de acordo com nossos relatórios”, pontuou Nicolau.