Mobilidade Urbana / Operação trânsito

09 de Fevereiro de 2018 16h22

Semob inicia operação de trânsito e educação para Carnaval 2018

09/02/2018

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), iniciou na última quinta-feira (08) a campanha de Carnaval 2018. Até na próxima terça-feira (13) serão realizas uma série de ações para conscientizar motoristas e pedestres para um trânsito mais seguro. Ao todo, 45 agentes de trânsito da Semob participam da operação durante toda a festividade.

No final da tarde de ontem, servidores o Tribunal de Contas do Estado (TCE), receberam os agentes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Semob que deram dicas para um carnaval seguro e distribuíram kits educativos de trânsito e de saúde.

“A ação consistiu na abordagem dos colaboradores e de pessoas que estavam indo buscar os familiares no TCE, onde os agentes explicavam os perigos do álcool e direção e foi uma ação muito bem aceita”, conforme a supervisora de Educação para o Trânsito da Semob, Luciana Melo

A campanha tem como foco a conscientização sobre os cuidados no trânsito e, todos os dias, Agentes de Trânsito abordarão os condutores e pedestres, que também receberão dicas sobre revisão do veículo, respeito a velocidade, não consumo bebida alcoólica, proibição do uso de celular ao volante, o uso de cinto de segurança nos carros e o capacete nas motos, entre muitas outras instruções.

“A Semob preparou uma operação específica para o carnaval. Os agentes da educação, de operação de trânsito e de transporte além de regular o tráfego, estarão orientando os condutores e também garantindo a condução com menos prejuízos possível”, explicou o diretor de Trânsito, Michell Diniz.

A ação será realizada em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran), Secretaria de Saúde de Cuiabá e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. 

Primeiro dia - Nesta sexta-feira (9), com o início do carnaval, a abordagem será feita na Orla do Porto. Um total de 19 agentes estarão percoreendo o circuito oficial onde são esperadas mais de 200 mil pessoas nos 5 dias de festa. Durante todas as noites os agentes de educação para o trânsito estarão percorrendo o local entregando kits aos foliões. A Semob também está com uma base onde realizará um trabalho de abordagem educativa com a utilização de  quatro bafômetros, convidando os foliões a participarem dos testes. No local agentes coordenarão bloqueio e o tráfego.

“A intenção é fazer as pessoas que estejam participando do carnaval conhecerem o bafômetro, e se conscientizem sobre a questão da ingestão do álcool. Quem fizer o teste, mesmo que seja o condutor, não será penalizado. A intenção é apenas alertar”, explica o Secretário Antenor Figueiredo.

Na Praça da Mandioca, outro local que deve receber um grande número de foliões, a Semob irá atuar com 6 Agentes de Trânsito durante todas as noites. No local também haverá interdição da Rua Pedro Celestino com a Voluntários da Pátria a partir desta sexta-feira (9). Haverá bloqueio físico com gradio, onde o acesso será apenas de pessoas e para garantir a segurança dos pedestres, dois agentes de trânsito de moto estarão circulando na região da Praça da Mandioca.  Acesso pela Avenida Mato Grosso somente por pedestres. Não haverá entrada de veículos e todo o perímetro.

Cuiabá terá mais dois eventos religiosos durante o carnaval e a Semob dará apoio para o trânsito e transporte aos que preferirem trocar as marchinhas e o samba por orações e louvores.

No Grande Templo, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais de 30 mil pessoas são esperadas e será necessário o bloqueio na Avenida do CPA a partir de sábado (10) até a terça-feira (13) das 16h às 00hrs. Condutores que transitarem sentido centro-bairro terão que fazer o contorno no Viaduto da Sefaz ou entrar à direita após o Shopping Pantanal e seguir pela avenida Vereador Juliano da Costa Marques (via da Receita Federal). Já o sentido bairro/centro estará totalmente liberado. Quatro agentes estarão orientando o trânsito no local.

Para o Vinde e Vede, que será realizado no Sesi Papa, localizado na Avenida Oátomo Canavarros, não haverá interdição e 15 agentes de trânsito estarão no local para fazer orientação de embarque, desembarque dos ônibus e coordenar o trânsito.

“Firmamos parcerias para que os foliões possam aproveitar com amigos e familiares de maneira consciente e segura, evitando assim acidentes e no que depender da Semob, os cuiabanos terão um trânsito tranquilo no carvanal”, completa o Secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

 

 

Programação Campanha Educativa:

 

DATA: Sexta-feira (09)

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Orla do Porto- Abordagem aos foliões

 

 

DATA: Sábado (10)

HORÁRIO: 16h

LOCAL: Palmiro Paes de Barros – Blitz Educativa

 

DATA: Sábado (10)

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Orla do Porto – Abordagem aos foliões

 

DATA: Domingo (11)

HORÁRIO: 08h30

LOCAL: Rodovia Emanuel Pinheiro – Blitz Educativa

 

DATA: Segunda-feira (12)

HORÁRIO: 15h

LOCAL: Praça da Mandioca- Abordagem aos foliões (Bloco Tia Hanna)

 

DATA: Segunda-feira (12)

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Orla do Porto – Abordagem aos foliões

 

DATA: Terça-feira (13)

HORÁRIO: 15h

LOCAL: Praça Santos Dummont - Abordagem aos foliões (Batalha de confetes e bloco)

 

DATA: Terça-feira (13)

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Orla do Porto – Abordagem aos foliões