Mobilidade Urbana / OPERAÇÃO CARGA PESADA

06 de Fevereiro de 2017 15h29

Semob inicia Operação Carga Pesada

06/02/2017

ANA PAULA SOARES

A Secretaria de Mobilidade Urbana, Semob, começou esta semana a Operação Carga Pesada para a fiscalização de veículos pesados. A ação é para coibir que veículos de grande porte possam adentrar na cidade podendo causar prejuízos ao trânsito, principalmente na região central de Cuiabá e principais corredores. 

 

O condutor que for pego irregular será autuado e a multa por transitar em local/horário não permitido pela regulamentação - caminhão é de R$ 130 reais. É importante ressaltar, de acordo com o secretário Antenor Figueiredo, que além das blitz de fiscalizações, a Semob mantem também o monitoramento dessas vias por câmeras diariamente.

 

“Essa Operação só vai intensificar a fiscalização que já acontece com monitoramento por câmeras todos os dias. Ao identificarmos um veiculo em nossas câmeras de vigilância trafegando fora do horário permitido acionamos uma viatura mais próxima para autuar esse motorista”, explicou Antenor.

 

De acordo com a Lei, veículos de até 10 toneladas podem circular livremente na cidade sem restrição de horários. Acima de 10 até 24 toneladas, eles podem rodar nos principais corredores, que seriam as avenidas Fernando Correa, CPA, Miguel Sutil. Na área central, esses condutores não podem trafegar nos horários de pico, que seriam das 11:30 às 13:30, e das 17:30 as 19:30 horas. Com mais de 24 toneladas o transito é permitido das 22 às 6 horas.

 

 

O caso de excepcionalidades abrangem os veículos de serviços de utilidade publica que devem ter uma autorização especial de transito emitida pela Semob. São veículos que transportam materiais de construções, os Limpa-Fossas, transportadoras de cargas especiais e de alimentos perecíveis.