Mobilidade Urbana / VOLTA ÀS AULAS

18 de Fevereiro de 2018 10h33

Semob inicia nesta segunda-feira campanha de orientação para pais e alunos

18/02/2018

Semob

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), inicia na segunda-feira (19) a Campanha Volta às Aulas. A primeira escola a receber a campanha é a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti localizada na Avenida Juliano Costa Marques, no bairro Bela Vista, Regional Norte, a partir das 06h30.

O objetivo é tornar o trânsito mais seguro e eficiente nas proximidades das escolas da capital, nos momentos de entradas e saídas dos alunos, quando a incidência de veículos em fila dupla aumenta atrapalhando o tráfego nas vias públicas.

“Planejamos uma semana em diferentes instituições. Serão escolas particulares, estaduais e municipais que nossa equipe de Trânsito e Transporte passará, levando muita informação e ensinando a todos, porque a educação no trânsito, conforme o lema da campanha, depende de mim e de você”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Desta vez a prefeitura conta com reforço extra da companhia de teatro Cena Onze. Os atores starão, juntamente com os Agentes de Trânsito da Semob, dando orientação aos pais e alunos de uma forma mais lúdica e leve.

“Serão 5 componentes da companhia, que vão ajudar na orientação, na travessia da faixa, no auxilio com o cinto, mas de forma lúdica para não constranger nem a criança e nem o condutor”, conta o coordenador do grupo Cena Onze, Marcondes Araújo.

As ações dos agentes envolvem alunos, pais de alunos, pedestres e condutores de veículos. Nas abordagens feitas aos pais, os agentes entregaram panfletos e darão dicas sobre como se comportarem ao deixarem os filhos na porta das escolas, para que possam respeitar as normas de trânsito. Para que não haja conflitos, a orientação da Semob é que o embarque e desembarque dos alunos sejam rápidos, e que sejam respeitadas as placas que indicam embarque e desembarque e também o estacionamento nos locais de recuo criados por algumas escolas. Consta nos folhetos, orientações sobre condução de crianças nos assentos, cintos de segurança e forma de estacionar os veículos. Outro ponto a ser abordado, será o uso da faixa de pedestre.

Conforme o Secretário Antenor Figueiredo, muitas campanhas têm sido feitas para a conscientização tanto da faixa de pedestre, com a “Faixa Cidadã”, como também as localizada em torno das escolas, que visam orientar os pais. “Em 2017 fizemos várias campanhas e em 2018 não será diferente. Antes de mais nada, a prefeitura busca educar e nada melhor que o ambiente escolar para se fazer isso. Vamos começar com a campanha Volta às Aulas e queremos atingir a todos e em especial os alunos”, finaliza o Secretário.

 

Programação:

Data: Segunda-feira 19/02

Horário: 06:30 hr

Local: EMEB Madre Marta Cerutti- Avenida Juliano Costa Marques

 

Data: Terça-feira 20/02

Horário: 06:30 hr

Local: Colégio Coração de Jesus- Rua Comandante Costa

 

Data: Quarta-feira 21/02

Horário: 06:30 hr

Local: Escola Estadual Presidente Médici- Avenida Mato Grosso

 

Data: Quinta-feira 22/02

Horário: 06:30 hr

Local: Colégio Isaac Newton (CIN)- Rua São Bento, bairro: Baú

 

Data: Sexta-feira 23/02

Horário: 06:30 hr

Local: Colégio Maxi- Rua Estevão de Mendonça