Mobilidade Urbana / CAMPANHA

19 de Fevereiro de 2018 18h03

Semob inicia campanha Volta às aulas, de orientação a pais e alunos

19/02/2018

ANA CLÁUDIA FORTES

Gustavo Duarte

Arquivo

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deu início nesta segunda-feira (19) a Campanha Volta às Aulas e a primeira escola a receber a equipe foi a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti, localizada na Avenida Juliano Costa Marques, no bairro Bela Vista.

Pais e alunos que estiveram na instituição receberam orientação de forma divertida, isso porque para reforçar o trabalho dos agentes de trânsito que estiveram no local, atores da companhia de teatro Cena Onze estiveram presentes à ação. Segundo o coordenador do grupo, Marcondes Araújo, os atores trabalham brincando para que não haja constrangimento tanto dos adultos, quanto das crianças, que tiveram o trabalho aprovado conforme a aluna de dez anos, Evellin Carvalho de Oliveira. “Achei muito legal, porque eles me ajudaram a atravessar e foi engraçado”, contou Evellin.

O objetivo da campanha é tornar o trânsito mais seguro e eficiente nas proximidades das escolas da capital, nos momentos de entradas e saídas dos alunos, quando a incidência de veículos em fila dupla aumenta atrapalhando o tráfego nas vias públicas.

“Essa campanha, assim como as outras desenvolvidas pela gestão Emanuel Pinheiro, tem como foco a educação para um trânsito mais seguro orientando os pais no momento em que deixam os filhos na escola, para que não parem em fila dupla, que respeitem a faixa, que não estacionem em calçadas. São dicas que os agentes dão para servir de alerta para que o trânsito flua da melhor maneira possível”, afirmou a supervisora de Educação para o Trânsito da Semob, Luciana Melo.

As ações dos agentes envolvem alunos, pais de alunos, pedestres e condutores de veículos. Nas abordagens feitas aos pais, os agentes entregaram panfletos orientando sobre como se comportarem ao deixarem os filhos na porta das escolas, para que possam respeitar as normas de trânsito. Este ano um ponto a ser bastante abordado, será o uso da faixa de pedestre.

Valter Rodrigues, pai do aluno Vínicius Emanuel de quatro anos aprovou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, que visa conscientizar pedestres e motoristas e acredita que todos precisam fazer sua parte.

“Acho a ação muito boa, mas acredito que o que falta em muitos motoristas é educação, cada um precisa colaborar. Não é porque tem uma faixa que o pedestre vai abusar, os dois precisam ter sintonia e respeito”, pontua Valter.

Para que não hajam conflitos no horário em que os pais deixam os alunos nas escolas, a orientação da Semob é que o embarque e desembarque dos alunos sejam rápidos, e que sejam respeitadas as placas qindicativas nesse sentido e também o estacionamento nos locais de recuo criados por algumas escolas. Consta nos folhetos, orientações sobre condução de crianças nos assentos, cintos de segurança e forma de estacionar os veículos.

Nesta terça-feira (20), os agentes da Semob e a companhia de teatro estarão no Colégio Coração de Jesus localizado na Rua Comandante Costa, a partir das 06h30. “Vamos passar ao longo dessa semana em diferentes escolas, municipais, estaduais e particulares. Essa campanha é importante para conscientizar os alunos para uma travessia segura, deixá-los tranquilos em relação as ações feitas pela prefeitura para que sintam mais seguros, fazendo uma integração pedestre, trânsito e Semob”, finaliza o Secretário de

 

 

Programação

 

Data: Terça-feira 20/02

 

Horário: 06:30 hr

 

Local: Colégio Coração de Jesus- Rua Comandante Costa

 

 

 

Data: Quarta-feira 21/02

 

Horário: 06:30 hr

 

Local: Escola Estadual Presidente Médici- Avenida Mato Grosso

 

 

 

Data: Quinta-feira 22/02

 

Horário: 06:30 hr

 

Local: Colégio Isaac Newton (CIN)- Rua São Bento, bairro: Baú

 

 

 

Data: Sexta-feira 23/02

 

Horário: 06:30 hr

 

Local: Colégio Maxi- Rua Estevão de Mendonça