Mobilidade Urbana / FAIXA EXCLUSIVA

31 de Janeiro de 2018 14h39

Semob inicia campanha educativa para utilização da faixa exclusiva

31/01/2018

ANA CLÁUDIA FORTES

Luiz Alves

A prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), inicia a partir desta semana uma campanha educativa para as faixas exclusivas. A campanha será realizada durante os primeiros dias  de fevereiro. Nesse período, os condutores que forem pegos trafegando pelas faixas exclusivas serão notificados pelo sistema de videomonitoramento. Após esse período, inicia a fiscalização e autuação para quem cometer a infração.

Segundo o diretor de Trânsito da Semob, Michell Diniz, nos primeiros dias serão realizados trabalhos educativos com agentes em campo para orientar os motoristas. As notificações serão enviadas aos que circularem pelas faixas. “Vamos veicular as orientações através da mídia para que o cidadão fique informado inclusive sobre a nova postura da fiscalização, que utilizará as câmaras de monitoramento para fiscalizar o trânsito", explicou o Diretor lembrando que essa possibilidade  está regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro. "Então primeiro daremos orientação aos que ainda tem dúvidas e, posteriormente, aplicaremos a penalidade para aqueles que cometerem a infração”, completou Michell Diniz.

Cuiabá conta com 12,5 quilômetros de faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA).

Hoje, segundo a nomatização estabelecida no Código de Trânsito, podem andar nas faixas exclusivas, os ônibus, táxis, ambulâncias e vans escolares. Quem for pego transitando pela faixa exclusiva, o que é classificado como infração gravíssima, receberá 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a multa de R$ 293,00. No ano passado, mais de 15 mil notificações orientativas foram enviadas através da Central de Monitoramento aos condutores que cometeram a infração. Os alertas foram de cunho educativo, sem qualquer cobrança de multa vinculada.

“Nessa gestão, o prefeito Emanuel Pinheiro tem focado muito em campanhas que possam educar os motoristas para o trânsito da Capital. Ano passado fizemos muitas delas, inclusive o “Carga Pesada” e agora faremos das faixas exclusivas, então os munícipes não serão pegos de surpresa”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Espalhadas em pontos estratégicos, as 32 câmeras que compõem o sistema de videomonitoramento, exercem papel orientativo, fiscalizatório, ordenador e já estão sendo utilizadas para autuar caminhões pesados que trafegam no Centro de Cuiabá.

“Nosso objetivo não é multar, queremos um trânsito melhor para Cuiabá. As faixas exclusivas diminuem o tempo de viagem para quem depende do transporte público, então os motoristas precisam respeitar e, usaremos o videomonitoramento para fiscalizar”, completa Antenor Figueiredo.

Para evitar uma multa, o ingresso dos veículos nas faixas só é permitido para fazer a conversão à direita e deve ser feito ao final da linha contínua, onde começa a linha tracejada. O acesso à faixa exclusiva também é permitido para entrar em residências ou estacionamentos.

“Ainda há muitas dúvidas em como o condutor pode transitar pela faixa, mas essa orientação inicial é para sanar exatamente isso. Vários pontos da faixa já dão sugestão por meio do seu  seccionamento ou caso ele precise acessar algum comércio ou residência por exemplo. Nesses casos, o motorista pode fazer o uso da faixa, mas sinalizando a rota que vai entrar. A fiscalização na verdade está de olho é naqueles que usam a faixa como rota de fuga, como pista livre, esses sim serão penalizados”, finaliza Michell Diniz.