Mobilidade Urbana / DOAÇÃO

03 de Abril de 2018 08h00

Semob inicia campanha de doação de sangue “Agentes do bem”

03/04/2018

ANA CLÁUDIA FORTES

Gustavo Duarte

Arquivo

Agentes de Trânsito e Transporte juntamente com servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), compareceram ao Hemocentro no primeiro dia da campanha de doação de sangue “Agentes do bem”, uma parceria entre a Secretaria e o Hemocentro. A ação segue até sexta-feira (06).

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão, a campanha é de suma importância pois a instituição atende hospitais públicos de Cuiabá e Várzea Grande. “Com essa parceria estamos colhendo o fruto, que é a coleta de sangue com sucesso, com uma equipe saudável e esperamos que eles possam se tornar doadores, não só de primeira vez, mas se tornem doadores fidelizados”, comemora a diretora.

Para o Agente de Trânsito, Peterson Oliveira, que é um doador frequente, é preciso conscientização e pensar no próximo. “Nós que convivemos diariamente e presenciamos muitas vezes acidentes, sabemos o quanto é necessário a doação, pois nunca se sabe quando você vai precisar”, completa o agente.

Na última quarta-feira (28/03), no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), agentes e servidores participaram de uma palestra de humanização e conscientização para entenderem um pouco mais sobre doação de sangue.

“A campanha “Agente do bem”, busca a renovação do banco de sangue do Hemocentro, através de nossos agentes que na verdade são amigos do trânsito incentivando toda a população a participar também da campanha. Semana passada participamos de uma palestra para sabermos a importância desse gesto e da participação para a doação de sangue, que pode salvar uma vida”, explica o diretor de Trânsito, Michell Diniz.

A Agente de trânsito, Regivania Alves conta que foi sua primeira vez e pede para que mais pessoas abracem a causa. “Entrei na campanha por saber que alguém pode precisar de sangue, essa é minha primeira doação e fico muito feliz em saber que posso contribuir. Espero que assim como nós, mais pessoas tenham a consciência que o próximo necessita do sangue como doação, portanto doem, pois é muito importante esse ato”, orienta a Agente Alves.

A secretária adjunta da Semob, Luciana Zamproni conta que não pode ser doadora, mas vê a importância da prática de doar. “Hoje estamos com nossa equipe nessa campanha de doação de sangue. Sei da importância desse ato de amor dos nossos agentes , pois muitas pessoas que possuem alguma doença precisam de transfusões. Nós da Semob, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro e do secretário Antenor Figueiredo, estamos aqui em prol das pessoas que necessitam e orientando nossos servidores a serem assíduos doadores”, finaliza a Zamproni.

Doe Sangue - Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Com a alteração da lei desde 13/06/2011, menores de 16 e 17 anos podem doar, se estiverem acompanhados pelos pais e autorizados pelos mesmos, portanto para ser um doador, a pessoa precisa sentir-se bem e com saúde e ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Todos os doadores, sem distinção, precisam estar bem alimentados. A doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano , os homens a cada 60 dias e as mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

 

O atendimento ao público  no MT-Hemocentro, é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O MT-Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, nº 1055, próximo ao Hospital Geral Universitário. Já a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atende de segunda a sábado, incluindo os feriados, das 7h às 18h30.