Mobilidade Urbana / ESTRUTURA

06 de Fevereiro de 2018 19h12

Semob informa as interdições e rotas alternativas para o Carnaval 2018

06/02/2018

ANA CLÁUDIA FORTES

Gustavo Duarte

Para garantir maior conforto aos foliões durante a programação de carnaval 2018, a Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, preparou uma operação de bloqueios nos pontos que haverá as festividades.

A programação oficial da prefeitura será na Orla do Porto onde já foi iniciado  um bloqueio, no último domingo (04), para a montagem do palco e toda a estrutura para a grande festa que está sendo preparada pela Secretaria dos 300 anos. Condutores que transiteamm pela Avenida Beira Rio sentido Porto, ou veículos que estejam vindo da Avenida Miguel Sutil, Ponte Nova, devem acessar a Avenida Barão de Melgaço, para entrar na região do Porto, pois o trânsito está totalmente impedido na região da Orla cuiabana.

Já os motoristas que estejam sentido Orla do Porto para Miguel Sutil, terá uma faixa permitindo o trânsito de veículos, portanto esses condutores conseguem acesso durante o dia.

A partir das 17 horas de sexta-feira (09), será realizada a interdição de todo o acesso a Orla do Porto para a realização o evento. Na região do Porto haverá um bloqueio na altura do Mercado do Porto, no cruzamento da Rua 13 de Junho com a 8 de Abril.

Praça da Mandioca

Na Praça da Mandioca, outro local que deve receber um grande número de foliões, a  Semob irá atuar com Agentes de Trânsito. No local também haverá interdição da Rua Pedro Celestino com a Voluntários da Pátria a partir de sexta-feira (9). “Na praça será uma interdição menor, não há necessidade de mais intervenções, por serem contramão as outras ruas, não tem porque veículos transitarem por elas, portanto quem for participar da festa na Mandioca, deve ficar atento ao bloqueio”, afirma o diretor de Trânsito da Semob, Michell Dinis.

No local haverá bloqueio físico com gradio, onde o acesso será apenas de pessoas e para garantir a segurança dos pedestres, dois agentes de trânsito de moto estarão circulando na região da Praça da Mandioca.  Acesso pela Avenida Mato Grosso somente por pedestres, não haverá entrada de veículos e todo o perímetro.

Vinde e Vede

Cuiabá terá mais dois eventos religiosos durante o carnaval e a Semob dará apoio para o trânsito e transporte aos que preferirem trocar as marchinhas e o samba por orações e louvores.

Para o Vinde e Vede, que será realizado no Sesi Papa, localizado na Avenida Oátomo Canavarros, não haverá interdição, mas agentes de trânsito estarão no local para fazer orientação de embarque e desembarque dos ônibus.

"Muitos ônibus vêm de outras cidades para esse grande evento, portanto agentes estarão orientando, ajudando na travessia de pedestre e até mesmo a fiscalizando veículos estacionados irregularmente”, explica o Diretor de Transporte da Semob, Nicolau Budib.

Grande Templo

Outra festividade religiosa ocorrerá no Grande Tempo, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, no local será necessário o bloqueio na Avenida do CPA, condutores que transitarem sentido centro-bairro terão que fazer o contorno no Viaduto da Sefaz ou entrar à direita após o Shopping Pantanal e seguir pela avenida Vereador Juliano da Costa Marques (via da Receita Federal). Já o sentido bairro/centro estará totalmente liberada.

Toda essa operação será realizada no período entre os dias 09 e 13. Mais de 30 mil pessoas são esperadas no Grande Templo, então será necessário um planejamento de mobilidade urbana no local, conforme explicou o Secretário Antenor Figueiredo. “Não devemos pensar somente nos foliões que vão participar do carnaval da Orla, mas também naqueles que vão aproveitar esses dias para passar reforçando sua fé e crenças. Assim, a secretaria preparou ações que atendam também os eventos religiosos”, completa Antenor.