Mobilidade Urbana / BLITZ

16 de Outubro de 2017 15h55

Semob garante fluidez no trânsito durante operação Lei Seca

16/10/2017

ANA CLAUDIA FORTES

Seis pessoas foram presas neste domingo, com sinais visíveis e constatação de embriaguez, enquanto dirigiam no trânsito de Cuiabá.   Os sintomas foram constatados nos testes feitos em outras 132 pessoas, durante a 26ª Operação Lei Seca, desenvolvida pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), na travessa Miguel Caetano. A blitz teve início às 03h30 e terminou às 07h30. A operação ainda recolheu 20 veículos irregulares e 20 CNH´s.

Motoristas que seguiam pela Beira Rio sentido Shopping Popular ou que vinham de Várzea Grande, passavam pela Blitz, já que o trânsito foi desviado para uma das pistas da Prainha e que, mesmo com a operação, não foi constatado congestionamento.

“Como haviam três eventos na região tivemos que fazer adaptações para que o trânsito pudesse fluir e causar menos transtornos possível. Quem passou no local não teve dificuldade em transitar, mesmo havendo a blitz”, afirma o coordenador de Fiscalização de Trânsito, Lucimar Sobrinho.

As ações foram em conjunto com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), a Polícia Militar, Batalhão de Trânsito Urbano (BPMTran), Detran e a Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran).

“Essas operações são planejadas com um mês de antecedência e definidas em comum acordo com os órgãos envolvidos. Nós escolhemos datas aleatórias e essa acabou coincidindo com a data das festividades, mas que tivemos o cuidado em fazer as alterações para garantir a fluidez no trânsito”, explica Lucimar.

Os agentes lavraram 42 autos de infrações de trânsito, com base no artigo 165 e 165-A que de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, todo condutor que for flagrado sob o efeito de álcool no sangue superior a 0,34 de álcool por litro de ar expelido deve responder por ato criminal. Ou seja, uma pena que varia de seis meses a três anos de detenção, multa e a suspensão temporária da carteira ou proibição de obter a habilitação.  No caso dos exames que demonstram amostragem de teor alcoólico, o infrator responderá por infração gravíssima, com multa multiplicada por 10, ou seja, R$ 2.934,70 e suspensão da carteira por até um ano.