Mobilidade Urbana / AUDITORIA

24 de Janeiro de 2019 16h32

Semob esclarece desligamento de radares para instalação de semáforos

24/01/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá esclarece que o sistema utilizado nos recém-instalados semáforos inteligentes não tem nenhuma ligação com o de radares. Por questões técnicas os aparelhos de fiscalização foram desligados durante o trabalho de implantação dos semáforos.

O contrato para aquisição e implantação de sistema inteligente de temporização e controle remoto no trânsito de Cuiabá, passa por auditoria do Tribunal de Contas de Estado (TCE). O procedimento é realizado pela Secretaria de Controle Externo (Secex) de Administração Municipal do órgão.

De acordo com o titular da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, durante este período não houve pagamento à empresa responsável pela execução. Ele reforça que os sistemas possuem contratos distintos e que há informações equivocadas acerca das duas situações.

“Alguns radares foram desligados por uma razão técnica, do setor de engenharia. Como não houve pagamento, o erário não sofreu nenhum prejuízo. Nós contestaremos os achados levantados pelo TCE e vamos responder com toda transparência a todos eles, conforme prevê a legislação”, diz o secretário.

Antenor destaca que os apontamentos feitos pelo TCE não dizem respeito à conduta da Prefeitura, mas sim à forma de contratação dos dois sistemas.

Os semáforos

A Prefeitura de Cuiabá iniciou a instalação dos semáforos inteligentes nas principais avenidas da Capital em fevereiro de 2018.  O sistema semafórico é autossuficiente no monitoramento do fluxo de veículos. Aliado ao funcionamento dos equipamentos, um centro de controle do trânsito será instalado, acompanhando a trafegabilidade nas faixas por meio de câmeras.

“Vale ressaltar que elas não possuem nenhum propósito punitivo e não serão usadas para sinalizar infrações de trânsito. Seu objetivo é supervisionar gargalos e operar de maneira inteligente na sua desobstrução. Sem qualquer necessidade intervenção humana, teremos uma aparelhagem de altíssima tecnologia, que reflete positivamente na rotina do cidadão.