Mobilidade Urbana / Inspeção veicular

16 de Maio de 2018 15h03

Semob e seguradora realizam inspeção veicular gratuitamente

16/05/2018

Divulgação SEMOB

Arquivo

Nesta quinta-feira (17) a Secretária de Mobilidade Urbana (Semob), juntamente com a empresa Porto Seguro e apoio da Secretaria Municipal de Saúde promovem uma ação de inspeção veicular gratuita no Ginásio Aecim Tocantins (ao lado da piscina). O “Check Car” será realizado até o próximo domingo (20) e os motoristas podem realizar os serviços das 9h às 17h.

Negligenciado nas estatísticas oficiais, o fator veicular possui uma participação significativa nas causas dos acidentes de trânsito. O projeto tem como intuito garantir mais segurança aos motoristas que trafegarem pelas ruas e avenidas e assim evitar acidentes de trânsito que é uma das principais causas de internação no setor ortopédico do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC).

De acordo com o secretário da Semob, Antenor Figueiredo, vários serviços de análise dos itens de segurança serão feitos nestes dias para os motoristas. “Alinhamento e balanceamento, suspensão, luzes, vidros, bateria, emissor de poluentes entre outras orientações técnicas serão fornecidas aos condutores que passarem pelo local e tudo sem custo”, afirma o secretário.

Os participantes poderão contar também com teste de glicemia e aferição de pressão que serão realizados por servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária-ajunta da Semob, Luciana Zamproni, explica que agentes da educação para o trânsito estarão no local orientando sobre a importância de ter o veículo em boas condições para o tráfego e fazendo o teste com o etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro. “É importante que o condutor faça devidamente a inspeção do seu veículo para evitar que estrague nas vias atrapalhando toda a mobilidade urbana. Então a Semob estará junto com a Porto Seguro, orientando sobre como evitar acidentes, sobre a Lei Seca e também para as mães que estiverem no local, a importância do uso correto da cadeirinha, lembrando que estamos em plena campanha do Maio Amarelo”, completa Zamproni.

 

Check Car

Durante o Check Car a inspeção será feita em uma carreta estacionada ao lado da piscina olímpica que fica do lado externo da Arena Pantanal. Antes do atendimento, o motorista realiza um cadastro e logo depois o veículo passa pela avaliação. Após o atendimento ele recebe um laudo relatando os problemas detectados.

Como medida preventiva, a inspeção deve ser feita uma vez por ano, no máximo. O ato de realizar a inspeção veicular tem como resultado direto a diminuição do índice de mortalidade no trânsito.

O projeto está na quarta edição. A primeira foi realizada em 2015 também na Arena Pantanal e a expectativa é de que 70 veículos/dia sejam atendidos durante os quatro dias de ação.

 

Maio Amarelo

A criação do Maio Amarelo foi motivada pela instituição da Década de Ação para Segurança do Trânsito (2011 a 2020), proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, e que envolve vários setores da sociedade e a iniciativa privada. O movimento nasceu em Indaiatuba, interior de São Paulo, e espalhou-se para mais de 20 países.